Advertência sobre produtos com aspartame volta à CAS



Como foram apresentadas novas emendas à matéria, voltou para a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) o texto substitutivo ao Projeto de Lei da Câmara 107/08. A proposta torna obrigatória a inserção de advertência nas embalagens de alimentos, bebidas, produtos dietéticos e medicamentos que contenham fenilalanina ou outras substâncias cujo consumo seja contraindicado aos portadores de deficiências do metabolismo ou outras doenças específicas.

A fenilalanina é encontrada no aspartame, um adoçante substituto do açúcar e muito utilizado em bebidas, especialmente em refrigerantes.

O projeto, de autoria do deputado Júlio Delgado (PSB-MG), entrou em votação em turno suplementar nesta quarta-feira (9). Seria automaticamente aprovado caso não fossem apresentadas emendas. O turno suplementar serve para que o texto substitutivo possa ainda ser melhorado.

A proposta altera o Decreto-Lei nº 986/69, que institui normas básicas sobre alimentos; a Lei nº 6.360/76, que dispõe sobre a Vigilância Sanitária a que ficam sujeitos os medicamentos, as drogas, os insumos farmacêuticos e correlatos, cosméticos, saneantes e outros produtos; e a Lei nº 8.918/94, que dispõe sobre a padronização, a classificação, o registro, a inspeção, a produção e a fiscalização de bebidas, autoriza a criação da Comissão Intersetorial de Bebidas.



09/02/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aprovado projeto que determina advertência nos rótulos em produtos com aspartame

Advertência obrigatória nos rótulos de produtos com aspartame pode ser votada nesta quarta

CAS APROVA SELO DE ADVERTÊNCIA EM PRODUTOS QUE INCENTIVEM A VIOLÊNCIA

MEDICAMENTOS PODERÃO TRAZER ADVERTÊNCIA SOBRE RISCOS DO TABAGISMO

CAS aprova exigência de advertência nos rótulos de desinfetantes sobre riscos à saúde

Educação pode realizar audiência sobre advertência em embalagens de bebidas