Advocacia-Geral da União apresenta ações para Dia Mundial da Água



A Advocacia-Geral da União faz nesta segunda-feira (22) uma exposição educativa sobre a importância da preservação da água no planeta, no Seminário Regional da 2ª Região, em Vitória (ES). 
 
Durante o Seminário, serão apresentadas as ações mais recentes desenvolvidas pela Agenda Ambiental na AGU, especialmente pelas subcomissões regionais em São Paulo e Pernambuco, criadas pela Portaria nº 1.517/09 para aprimorar a atuação da Comissão Gestora Nacional da Agenda Ambiental na AGU. As ações enfocam na economia de energia, papel e tonner de impressoras, assim como a redução do uso de copos descartáveis.
 
 “As campanhas educativas estimulam a impressão em frente e verso, uma maior utilização do meio digital, o reaproveitamento de papel usado e o uso da ecofonte, um tipo de letra que gasta 15% a menos de tinta na impressão. Estimulamos, também, o uso de copos duráveis pelos servidores, a fim de reduzir a quantidade de copos descartáveis. A coleta seletiva já está sendo realizada nas unidades da AGU em São Paulo, Mato Grosso do Sul e na Procuradoria Regional Federal da 5ª Região em Recife", explicou Maria Augusta Ferreira, advogada da União e Coordenadora da A3P na AGU.

Dia Mundial da Água


O Dia Mundial da Água foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992. O dia 22 de março passou a ser dedicado à discussão sobre a preservação desse bem essencial à vida, reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para resolver o problema da crescente escassez de água doce potável. 
 
Atualmente, apenas 0,008% da água do planeta é própria para o consumo, devido à contaminação crescente de rios e lagos pelas atividades humanas. Num futuro próximo, a água para consumo de grande parte da população mundial poderá faltar. Foi com essa preocupação que a ONU divulgou a Declaração Universal dos Direitos da Água. O texto apresenta uma série de medidas, sugestões e informações para despertar a consciência ecológica da população e dos governantes para a questão da água.
 
O artigo 6º da Declaração Universal dos Direitos da Água diz: "A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo". O seguinte: "A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis". 
 
Sugestões para colaborar com o cuidado com a água são: não jogar lixo nos rios e lagos; economizar água nas atividades cotidianas (banho, escovação de dentes, lavagem de louças e roupas, etc); reutilizar a água em diversas situações; respeitar as regiões de mananciais e divulgar idéias ecológicas para amigos, parentes e conhecidos. 
 
No artigo 8º da Declaração, é lembrado o caráter legal da questão. "A utilização da água implica no respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado".

Saiba mais sobre água e consumo consciente no Portal Brasil.

Fonte:
Advocacia Geral da União

 



23/03/2010 10:08


Artigos Relacionados


Advocacia-Geral da União faz balanço das ações realizadas neste ano

Advocacia-Geral da União (AGU)

Comissão de Orçamento autoriza recurso suplementar para Advocacia Geral da União

Advocacia-Geral abre concurso com 138 vagas para advogado da União e procurador da Fazenda Nacional

Advocacia Geral da União quer mudar Código Penal para combater fraudes em concursos

Advocacia-Geral da União defende usina de Belo Monte na ONU