Advogado usa dados de mercado para orientar reforma do Código Comercial
A comissão de juristas responsáveis pela elaboração do anteprojeto do novo Código Comercial realizou reunião nesta segunda-feira (17) para apresentação de relatórios de subcomissões. Os 19 membros da comissão, instalada em maio, têm até novembro para concluir os trabalhos.
Nos relatórios foram apontados a dificuldade na legalização e registro das empresas no Brasil; a abrangência do novo código, que envolve a discussão sobre títulos empresariais; o estabelecimento do principio geral da boa fé e ética na interpretação dos contratos; comércio eletrônico; função social da empresa; a regulação da atividade dos shoppings; associações, cooperativas e sociedade anônima.
Em apresentação sobre jurimetria, investigação do direito por meio da estatística, o advogado Marcelo Guedes Nunes, sugeriu o encaminhamento de práticas recorrentes e bem-sucedidas nos mercados. Segundo ele, as empresas cresceram 16% entre 2007 e 2010 e os estudos reiteram a associação entre regulação simples e crescimento econômico acelerado.
Para Marcelo Guedes, é importante elaborar uma lei "enxuta" para lidar com os problemas reais que são detectados na economia brasileira. Além disso, deve ser um texto racional, moderno e previsível, observou.
- Porque a gente tem que saber, da maneira mais aproximada possível, os efeitos que esses regulatórios vão ter na sociedade - observou.
A reforma do Código Comercial tem sido uma demanda de especialistas do setor, já que o atual está em vigor desde 1850 (Lei 556/1850). A parte geral dessa lei foi revogada e substituída por disposições constantes do Código Civil (Lei 10.406/2002). Já a matéria tratada na terceira parte do antigo código passou a ser regida pela Lei de Falências (Lei 11.101/2005).
17/06/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Novo Código Comercial: comissão recebe dados sobre registro de empresas em São Paulo
Definidos integrantes da comissão especial da reforma do Código Comercial
Líderes indicarão integrantes da comissão da reforma do Código Comercial
Reforma do Código Comercial tem reunião nesta segunda-feira
Seminário em Mossoró busca orientar produtores locais sobre o mercado de exportações
Radar Comercial identificará produtos e países que oferecem oportunidade para mercado externo