Radar Comercial identificará produtos e países que oferecem oportunidade para mercado externo
O programa Radar Comercial iniciou a atualização anual de sua base de dados para incluir as informações sobre o comércio exterior de 2011. A ferramenta de inteligência desenvolvida pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), permite identificar produtos e países que representem oportunidades comerciais para o Brasil no mercado externo.
No primeiro momento, já foram atualizados dados de 16 países já disponíveis na United Nations Commodity Trade Statistics Database (Comtrade). São eles: Bahrein, Canadá, Coreia do Sul, Croácia, Estônia, Etiópia, Japão, Jordânia, Letônia, Luxemburgo, Paraguai, Polinésia Francesa, Reino Unido, Senegal, Tanzânia e Togo. À medida que os demais países atualizem suas estatísticas de comércio exterior, os dados são lançados no sistema.
Atualmente, ele conta com uma base de dados de 136 países que respondem por 96% do comércio mundial. No sistema, exportadores brasileiros podem formular estratégias de promoção comercial, investimento e negociação, e realizar a prospecção de potenciais setores exportadores e mercados compradores.
É possível produzir análises de mercado e seleção de produtos prioritários, de medidas tarifárias e não tarifárias, de fornecedores, de dinamismo e de performance, entre outras. Há ainda a opção de gerar relatórios, como, por exemplo, de mercados alvo com informação dos países concorrentes do Brasil, com opções em padrão Excel, PDF e de gráficos (barra ou pizza). A página está compatível com diversos navegadores de internet (Internet Explorer, Firefox, Chrome).
Fonte:
Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior
25/04/2012 15:21
Artigos Relacionados
Visita de Obama é uma ótima oportunidade comercial para o Brasil, diz CNI
João Ribeiro diz que seqüestro de carbono é oportunidade comercial para o país
Pronatec é oportunidade para se reinserir no mercado de trabalho, diz beneficiária
Cursos da Enap são oportunidade para cooperação entre países ibero-americanos
Curso orienta produtores de Pelotas para o mercado externo
Empresas brasileiras perdem mercado interno e externo para indústria chinesa, diz CNI