Aelton defende "luta incansável" contra crimes ecológicos



O senador Aelton Freitas (PL-MG) conclamou, nesta segunda-feira (10), os órgãos públicos e a sociedade a travarem -uma luta incansável- pela preservação do patrimônio ecológico do país. Ele disse que a ação fiscalizadora do poder público ainda é tímida nesta área e que a sociedade -peca pela imprudência e provoca perdas naturais graves e desnecessárias-.

Aelton Freitas citou especificamente o caso de Minas Gerais, um dos estados recordistas em crimes ambientais no país, conforme reportagem publicada no último dia 2 pelo jornal Estado de Minas. O Brasil, disse o senador, é o principal alvo do tráfico internacional de recursos naturais e o estado de Minas Gerais, por sua posição geográfica e malha rodoviária, integra a rota de atuação de quadrilhas estrangeiras especializadas no tráfico de fauna e flora.

O senador informou que só o tráfico de animais silvestres movimenta cerca de US$ 10 bilhões ao ano, com o Brasil sendo responsável por 10% desse mercado. Ele acrescentou que, segundo o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama), Minas Gerais lidera o ranking brasileiro de apreensões de animais, respondendo por um terço do total de confisco efetuados pelo órgão em 2002.

O parlamentar se disse satisfeito com a reação que começa a despontar em Minas Gerais contra esse quadro, elogiando a campanha -Quem ama não compra-, contra o tráfico de animais. Ele saudou também a disposição da Polícia Federal em atualizar os dados do Mapa da Delinqüência Ambiental.

Aelton Freitas destacou ainda em seu discurso a iniciativa do governo federal, juntamente com os governadores de São Paulo, Minas, Rio de Janeiro e Espírito Santo de criação de uma força-tarefa para combater o crime organizado.



10/11/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Brasil reforça luta contra crimes na internet

Senado apóia luta contra a impunidade dos crimes sexuais

Comissão quer classificar crimes contra pessoas com deficiência como crimes contra os direitos humanos

ALCÂNTARA DEFENDE LUTA CONTRA DISCRIMINAÇÃO RACIAL

Ministério do Meio Ambiente defende "ponte" entre os zoneamentos ecológicos e econômicos

Governo defende a luta contra práticas homofóbicas, diz presidenta