Aelton defende reativação da Sudene e inclusão de municípios mineiros
Ao defender a reativação da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e lembrar que o próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva assumiu esse compromisso no início do seu mandato, o senador Aelton Freitas (PL-MG) pediu o apoio dos demais senadores para projeto de sua autoria que inclui no âmbito da Sudene 125 municípios de Minas Gerais localizados nos vales do Jequitinhonha e Mucuri.
Na avaliação de Aelton, é um equívoco que apenas 40 municípios do norte de Minas Gerais sejam reconhecidos como integrantes da Sudene. A atual delimitação, acrescentou o senador, não leva em conta os fatores climáticos e socioeconômicos que caracterizam o semi-árido, o que acarreta distorções no tratamento legal conferido a municípios vizinhos que compartilham de condições similares.
- Os vales do Jequitinhonha e Mucuri, assim como o norte de Minas e a Região Nordeste do país, anseiam por uma Sudene forte, mas também esperam justiça na delimitação das regiões carentes a serem atendidas. É por isso que vamos lutar, contando certamente com o apoio do ilustre vice-presidente José Alencar, que tem raízes profundas no norte de Minas Gerais - declarou Aelton Freitas.
Para o senador por Minas Gerais, a Sudene, se bem administrada, tem condições de impulsionar o desenvolvimento social e humano no Nordeste e no norte de Minas. Levantamento da Associação Comercial e Industrial de Montes Claros (MG) apurou, conforme Aelton Freitas, que o norte de Minas deixou de faturar R$ 100 milhões que seriam gerados por investimentos industriais e agrícolas em virtude da demora do governo federal em recriar a Sudene.
01/07/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Hélio Costa quer inclusão de municípios mineiros na área da Sudene
ARLINDO PORTO QUER INCLUIR MUNICÍPIOS MINEIROS NA ÁREA DE ATUAÇÃO DA SUDENE
Azeredo reclama da exclusão de municípios mineiros no projeto que recria a Sudene, aprovado pela Câmara
CCJ ACEITA INCLUSÃO DE NOVOS MUNICÍPIOS MINEIROS NA REGIÃO ADMINISTRATIVA DO DF
Serra volta a defender reativação da Sudene
Dilma entrega máquinas a 209 municípios mineiros