CCJ ACEITA INCLUSÃO DE NOVOS MUNICÍPIOS MINEIROS NA REGIÃO ADMINISTRATIVA DO DF



A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado (CCJ) aprovou nesta quarta-feira (dia 6) parecer favorável, com emenda, a projeto da senadora Júnia Marise (PDT-MG) que autoriza o Executivo a incluir mais 15 municípios de Minas Gerais na Região Integrada de Desenvolvimento do Entorno do Distrito Federal. A emenda amplia para 35 o número de municípios pertencentes à região administrativa, criada por projeto de lei do Senado.

A matéria ainda precisa ser votada pelo plenário do Senado e poderá receber mais emendas. O senador Francelino Pereira (PFL-MG), que votou favoravelmente à proposta, disse que poderá apresentar emendas no plenário incluindo ainda mais municípios na região metropolitana do DF. Ele apoiou a proposta de Júnia Marise porque o projeto anterior só incluía dois municípios mineiros, sendo os demais goianos.

O relator da proposta, senador Romeu Tuma (PFL-SP), destacou em seu parecer que esses municípios têm características que os aproximam dos critérios utilizados para definir a região do entorno do DF, tanto pela curta distância como pela dependência econômico-social e uso de serviços de infra-estrutura pública da capital federal.

O líder do governo no Congresso, senador José Roberto Arruda (PSDB-DF), um dos autores do projeto original que criou a região administrativa do DF, disse que com a inclusão desses municípios o DF vai crescer de dentro para fora e não inchar de forma desordenada como vem acontecendo. Segundo Arruda, com a região metropolitana o DF terá mais incentivos fiscais e investimentos, o que deverá minorar problemas causados pelo inchaço urbano, como desemprego e violência.

São os seguintes os municípios que pertencerão à região administrativa do DF, com a nova proposta: Abadiânia, Água Fria de Goiás, Águas Lindas, Alexânia, Cabeceiras, Cidade Ocidental, Cocalzinho de Goiás, Corumbá de Goiás, Cristalina, Formosa, Luziânia, Mimoso de Goiás, Novo Gama, Padre Bernardo, Pirenópolis, Planaltina, Santo Antônio do Descoberto, Valparaíso, Vila Boa (GO), Arinos, Bonfinópolis de Minas, Basilândia de Minas, Buritis, Cabeceira Grande, Dom Bosco, Formoso, Guarda-Mor, João Pinheiro, Natalândia, Paracatu, Pintópolis, Riachinho, Unaí, Uruana de Minas e Urucuia de Minas.



06/05/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado aprova a inclusão de novos municípios de Minas na região do Entorno do Distrito Federal

Aelton defende reativação da Sudene e inclusão de municípios mineiros

Hélio Costa quer inclusão de municípios mineiros na área da Sudene

Aprovada inclusão de cinco municípios na Região de Desenvolvimento do DF e Entorno

Dilma entrega máquinas a 209 municípios mineiros

Municípios mineiros recebem mais de R$ 2,2 mi para ações