Aelton elogia o governo por MP que repassa a estados recursos da Cide



O senador Aelton Freitas (PL-MG) elogiou nesta quarta-feira (21) em Plenário o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela decisão de assinar a medida provisória que estabelece o repasse aos estados de parte dos recursos da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide). A contribuição é recolhida sobre a venda de combustíveis e deve ser usada para a conservação de rodovias.

Segundo Aelton, as verbas a serem transferidas serão fundamentais para que os estados possam investir na recuperação de suas estradas e em novas obras viárias. O senador lembrou que ao assinar a MP o presidente cumpriu um de seus compromissos com os governadores, não discriminando entre partidos, uma vez que as administrações mais beneficiadas serão as de Minas Gerais e de São Paulo, hoje nas mãos do PSDB.

- Especialmente no caso de Minas Gerais os recursos da Cide virão em um momento bastante oportuno, já que as fortes chuvas agravaram a situação das rodovias, provocando a abertura de buracos, deslizamentos de encostas e desmoronamentos de asfalto - relatou o senador.

Ele cumprimentou também o governador mineiro Aécio Neves, que, na opinião de Aeton, agiu de maneira ética e respeitosa para com o governo federal e na defesa dos interesses do estado, para o qual serão carreados 12% dos R$ 2,5 bilhões a serem repassados pelo governo federal.

Aeton disse também ter a expectativa de que Minas tenha o seu espaço ampliado no ministério. A possível indicação do ex-prefeito de Belo Horizonte e atual deputado federal, Patrus Ananias, para comandar o superministério social seria "um gol de placa do presidente Lula", no entender do senador.



21/01/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Adiada para terça votação da emenda que repassa mais dinheiro da Cide aos estados

Hélio Costa quer que recursos da Cide não integrem a receita líquida dos estados

Aelton elogia produtores de café e pede liberação de recursos destinados à agricultura

Saúde repassa R$ 6,4 milhões para aumentar recursos de UTIs em quatro estados

Aelton elogia governo de Minas

Para Blairo, governo federal prejudicou estados e municípios ao reduzir Cide