Aelton Freitas pede tratamento diferenciado para a Embrapa
Pelo sólido trabalho de pesquisa desenvolvido no âmbito da agricultura familiar e do agronegócio, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) deve ter tratamento diferenciado, defendeu o senador Aelton Freitas (PL-MG). O governo, sugeriu, deve ajudar a empresa -a firmar novos convênios com organizações e entidades privadas, o que já acontece com sucesso em algumas unidades-.
Atualmente a situação da empresa é preocupante, alertou o senador. Trinta anos após ter sido criada, disse, a Embrapa tem tido dificuldades para manter a qualidade de seus serviços devido ao contingenciamento de seus recursos orçamentários. Houve redução no repasse de recursos à empresa nos últimos dois anos e, nos primeiros cinco meses deste ano, dos R$ 12 milhões orçados para custeio e pesquisa, apenas metade foi liberada, informou o senador.
Apesar disso, Aelton Freitas ressaltou que o projeto Embrapa Milho e Sorgo, voltado para a construção de miniaçudes em regiões secas de Minas Gerais, ganhou o Prêmio Super Ecologia 2003.
- Com 25 mil pequenas barragens implantadas, o projeto beneficia mais de 50 comunidades mineiras - destacou.
O prêmio, segundo o senador, é um pequeno exemplo da importância da Embrapa para o setor agrícola nacional. Aelton Freitas acredita que o governo Luiz Inácio Lula da Silva sabe dessa importância, tanto que já estaria sinalizando -com um provável desbloqueio, ainda neste mês, de R$ 75 milhões que estavam retidos-.
16/07/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Aelton Freitas se solidariza com funcionários da Embrapa e da Codevasf
QUINTANILHA PEDE TRATAMENTO DIFERENCIADO PARA A AGRICULTURA
Aelton Freitas pede liberação de trecho interditado na BR-452
Aelton Freitas pede fortalecimento da fiscalização ambiental
Aelton Freitas pede pressa na tramitação do projeto de lei sobre biossegurança
Aelton Freitas pede empenho da Câmara na aprovação de projeto que regulamenta consórcios