Aelton Freitas: "Turistas idosos agora querem aventura e viagens radicais"



O senador Aelton Freitas (PL-MG) afirmou da tribuna que o Brasil tem uma idéia equivocada dos turistas idosos e que o setor turístico deve se preparar para atender cada vez mais a esses milhões de brasileiros, com serviços especializados e diferenciados.

- Os turistas com mais de 60 anos deixaram para trás o carteado e as estações de águas termais. Ele querem viajar para locais históricos e aproveitar os pacotes com atividades de aventura, viagens radicais, ecoturismo. Eles levam mochilas, tênis, bonés, fazem caminhadas, percorrem trilhas, escalam dunas e andam de jipe e lanchas - revelou.

Aelton disse que 20% da receita do turismo brasileiro provêm dos turistas idosos. Nos Estados Unidos, 49% dos turistas têm mais de 55 anos. Na Europa, um em cada seis tem mais de 60 anos. No Brasil, foram eles que impulsionaram o turismo nas últimas três décadas, acrescentou. Os idosos já somam 14,5 milhões de brasileiros e eles serão 30 milhões daqui a 17 anos.

- Quem considerava o velho um peso morto na família surpreendeu-se com a pesquisa do IBGE, a qual mostrou que mais da metade dos idosos chefes de família vivem com os filhos e os sustentam. Chegam a 5 milhões os idosos nesta situação - continuou.

Por isso, o senador de Minas Gerais alertou o setor turístico para que ele se especialize nesse novo segmento. Afinal, a expectativa de vida do brasileiro está aumentando rapidamente e eles irão movimentar cada vez mais o turismo na chamada estação de baixa - fora dos períodos escolares. Aelton lembrou que os chamados Clubes da Melhor Idade já têm filiais em quase todos os estados e já contam com mais de 200 mil associados.

O senador informou que se realiza nesta semana, em Brasília, o 3º Encontro Mercosul sobre a terceira idade, ocasião em que ele foi convidado a discursar, nesta quinta-feira (14). Aelton é titular da Subcomissão do Idoso, que no Senado funciona ligada à Comissão de Assuntos Sociais (CAS).



13/08/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aprovada regulamentação de esportes radicais e de aventura

Especialistas defendem regras para prática de esportes radicais e de aventura

Projeto que regulamenta prática de esportes radicais e de aventura será debatido em audiência pública

Aelton Freitas diz que homenagem é merecida

Aelton Freitas se despede do Senado

Aelton Freitas celebra investimento em Minas