Aelton pede a atenção do governo para os produtores de leite de Minas



O senador Aelton Freitas (PL-MG) fez um apelo ao governo para que dê atenção à crise da pecuária leiteira no estado de Minas Gerais, que afeta principalmente os pequenos e médios produtores, e ouça os representantes da categoria. Segundo o parlamentar, o estado é responsável por 30% da produção nacional de leite.

Entre as principais dificuldades, Aelton citou a desvalorização do produto no mercado e exemplificou informando que o leite tipo C está com o preço mais baixo dos últimos sete anos. Ele lembrou que o setor foi afetado, na última década, pela mecanização e interdependência da economia mundial, que gerou uma situação de extrema competitividade.

O que o setor precisa hoje, na avaliação do senador, é de socorro adequado, como o estímulo ao cooperativismo, assistência técnica regular, e a introdução de políticas públicas específicas, como empréstimos a baixos custos e em condições favoráveis ao trabalhador, programas de incentivos governamentais e mecanismos reguladores de preços e de estoque.

- Muitos pequenos produtores não alcançam escala produtiva - disse Aelton, sugerindo a diversificação da produção, com assistência técnica que possibilite o investimento em novas atividades produtivas.

O parlamentar citou programas estaduais e federais para incentivo ao consumo de leite que já estão sendo implementados como o Minas Leite e o Pró-leite - linha de financiamento para aquisição de máquinas e equipamentos - e a proposta de criação do Fundo de Apoio ao Desenvolvimento da Cadeia Láctea de Minas Gerais, que deve implementar a cadeia leiteira no estado. Lembrou também do Programa Nacional de Incentivo a Agricultura Familiar (Pronaf), com financiamento aos pequenos produtores a juros subsidiados, mas ponderou que, ainda assim, os produtores enfrentam dificuldades.

29/03/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


JÚNIA PEDE ATENÇÃO DO GOVERNO PARA FLAGELADOS DA SECA EM MINAS GERAIS

Aelton elogia governo de Minas

OSMAR PEDE APOIO PARA OS PRODUTORES DE LEITE

Aelton elogia produtores de café e pede liberação de recursos destinados à agricultura

Moreira Mendes pede atuação do Ministério da Agricultura para amparar os produtores de leite

Azeredo pede cautela sobre os casos de adulteração de leite em Minas