Aelton sugere medidas para melhorar produtividade e salvar atividade leiteira



O senador Aelton Freitas (PL-MG) sugeriu medidas para a melhoria da pecuária leiteira. Segundo justificou, a atividade na bacia leiteira de Minas Gerais vem decrescendo nos últimos 15 anos, principalmente em função da competitividade no comércio de derivados de leite, do baixo preço do litro e das exigências sanitárias. Além disso, o senador culpou a falta de incentivos oficiais às pequenas cooperativas pelo baixo desempenho do segmento na economia agropecuária.

Aelton Freitas lembrou que a maior parte da produção leiteira em Minas Gerais e nos demais estados é oriunda de pequenas cooperativas, onde há carência de gestão administrativa para melhorar a produtividade. E sugeriu o incremento governamental à especialização técnica nessas cooperativas, com a ampliação do corpo de técnicos das empresas de AssistênciaTécnica e Extensão Rural (Emater) de modo a atender a demanda e fortalecê-las.

- Em Minas Gerais há 184 cooperativas agropecuárias, com 135 mil associados. Isso, aparentemente, dá uma idéia de pujança. No entanto, tais números escondem a fraqueza do setor. Elas tem problemas de gestão em função da baixa atuação dos cooperados nas atividades administrativas - enfatizou, ressaltando ainda, a necessidade de incentivo ao crédito cooperativo para minimizar os problemas da categoria.

Aelton recebeu o aparte do senador Ramez Tebet (PMDB-MS), que enalteceu sua luta em favor dos pecuaristas de Minas Gerais.

23/03/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Blairo Maggi sugere medidas para melhorar infraestrutura

MALDANER SUGERE MEDIDAS PARA MELHORAR ENSINO SUPERIOR

Armando Monteiro sugere medidas para melhorar a saúde pública

Aelton diz que crise da pecuária leiteira atingiu níveis alarmantes

Atividade leiteira é tema de reunião no RS

Família do RS diversifica produção com atividade leiteira