Blairo Maggi sugere medidas para melhorar infraestrutura
O senador Blairo Maggi (PR-MT) reafirmou, nesta quarta-feira (3), sua preocupação com problemas de infraestrutura que assolam o país. Ele propôs uma espécie de rito sumário para projetos portuários e relativos a terminais graneleiros a fim de melhorar as condições logísticas brasileiras, principalmente na Região Centro-Oeste.
A intenção do parlamentar é reduzir o chamado “custo Brasil”, minimizar gargalos existentes para escoamento da produção e ter alternativas para o transporte de grãos. Na intenção do senador, é preciso um pacto entre governo e iniciativa privada "para o bem da nação”.
Blairo Maggi sugeriu algumas providências importantes, entre elas, a diminuição dos prazos para análise e liberação de financiamentos por parte de bancos estatais; a conclusão de projetos estruturantes, como a BR-163 (Cuiabá-Santarém), a duplicação do acesso rodoviário ao porto de Santarém (PA) e a implementação da BR-80 para que as safras do Mato Grosso cheguem à Ferrovia Norte-Sul.
Blairo Maggi também pediu a criação de um comitê resolutivo composto por ministérios diversos, com autonomia concedida pela Presidência da República, para viabilizar a implantação de "projetos encalhados”; e a convocação de organismos licenciadores estaduais, a fim de que licenças sejam fornecidas em curto prazo de tempo.
Em aparte, os senadores Casildo Maldaner (PMDB-SC) e Pedro Taques (PDT-MS) concordaram com o colega e também reclamaram da situação.
– O governo federal tem que ter capacidade para tirar projetos do papel – afirmou Taques.
03/04/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Blairo Maggi defende investimentos em infraestrutura para garantir desenvolvimento
Blairo Maggi homenageia matogrossenses Gilmar Mendes e Eraí Maggi
MALDANER SUGERE MEDIDAS PARA MELHORAR ENSINO SUPERIOR
Armando Monteiro sugere medidas para melhorar a saúde pública
Aelton sugere medidas para melhorar produtividade e salvar atividade leiteira
Blairo Maggi diz confiar em solução para 'brasiguaios'