Gaúcho poderá emprestar nome para aeroporto de Rio Branco
O senador Nabor Júnior (PMDB-AC) e as senadoras Marina Silva (PT-AC) e Emília Fernandes (PT-RS) estão propondo o nome do gaúcho Plácido de Castro para o aeroporto internacional de Rio Branco. O projeto de lei está tramitando em decisão terminativa na Comissão de Educação (CE). Segundo a justificação da proposta, Plácido de Castro foi o responsável pelo movimento militar, social e político que ficou conhecido como a revolução acreana.
Natural de São Gabriel (RS), Plácido de Castro era filho de militar e foi obrigado a assumir a condição de chefe de família aos 12 anos de idade devido à morte do pai, veterano da Guerra do Paraguai. Ao atingir a maioridade entrou para o exército e, em 1901, iniciou a revolução acreana em terras que pertenciam à Bolívia mas tinham brasileiros como a maioria dos seus habitantes. A Bolívia, sentindo a iminência da perda do território, arrendou-o a um grupo empresarial norte americano, que formou o Bolivian Syndicate.
- A resposta brasileira, sob liderança do gaúcho Plácido de Castro, não tardou: formou-se o chamado Exército Acreano, uma tropa aguerrida, disposta a tudo para preservar os interesses nacionais na região. O próprio presidente da Bolívia, general José Manuel Pando, foi para a frente de combate, mas, em 24 de janeiro de 1902, os bolivianos depuseram as armas e Plácido de Castro organizou o Estado Independente do Acre, cuja presidência assumiu - registram os senadores.
09/01/2002
Agência Senado
Artigos Relacionados
OSCAR PASSOS PODERÁ DAR NOME AO AEROPORTO DE RIO BRANCO
Plácido de Castro poderá dar nome a aeroporto de Rio Branco
MARINA PROPÕE NOME DE CHICO MENDES PARA AEROPORTO DE RIO BRANCO
Aeroporto de Rio Branco pode mudar de nome
Aeroporto de Palmas poderá ter novo nome
Mário Covas poderá dar nome ao Aeroporto de Viracopos