Afixar aviso para isentar comércio de responsabilidade por dano pode se tornar crime




Projeto de Vanessa Grazziotin estabelece pena de detenção de três meses a um ano, mais multa

Afixar aviso que informe a isenção de responsabilidade por dano ocorrido nas dependências de estabelecimento comercial poderá resultar em pena de detenção de três meses a um ano, mais multa. Isso é o que determina o Projeto de Lei do Senado (PLS) 448/2012, aprovado nesta terça-feira (2) pela Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA).

Autora da proposta, a senadora Vanessa Grazziottin (PCdoB-AM) argumenta que “muitos estabelecimentos comerciais afixam cartazes para se eximirem da responsabilidade por furtos, roubos ou outros danos ocorridos em suas dependências, o que deve ser rigorosamente reprimido”.

Conforme observa, a prática visa dissuadir o consumidor do propósito de requerer indenização quando ocorre no interior do estabelecimento fato que o comerciante quer desvincular da relação de consumo.

“Essa [relação de consumo], necessariamente, estende-se à presença do consumidor no interior de um estabelecimento ofertante de produto ou prestador de um determinado serviço”, observa Vanessa Grazziottin.

Para reforçar os argumentos da autora, o relator, senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), cita exemplo de decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) pela responsabilização de supermercado por dano a cliente em razão de ter escorregado em piso molhado, caracterizando conduta negligente e omissiva do estabelecimento.

Na proposta original, Vanessa Grazziottin inseria a medida proposta no PLS 448/2012 em artigo já existente no Código de Defesa do Consumidor (CDC – Lei 8.078/1990), mas o relator preferiu criar artigo específico para tratar da matéria, sugerindo isso em emenda apresentada ao texto.

O projeto segue para decisão terminativa da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).



02/07/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


CMA vota projeto que impede comércio de se isentar de responsabilidade por dano

Crédito extraordinário por MP pode se tornar crime de responsabilidade do presidente da República

Comércio de fósseis poderá se tornar crime

Projeto obriga hospitais a afixar aviso sobre direito a acompanhante no momento do parto

Projeto obriga hospitais a afixar aviso sobre direito das gestantes a acompanhante durante parto

Jogo do bicho pode tornar-se crime