Senado discute gestão do conhecimento aplicada ao Legislativo



Dando continuidade ao Ciclo de Debates de 2003, a Secretaria de Informação e Documentação (SID) do Senado apresentou nesta quarta-feira (29) palestra intitulada -Gestão do conhecimento aplicada ao Legislativo - Construindo uma proposta para o Senado Federal-, transmitida pelo sistema de videoconferência para todas as assembléias legislativas brasileiras.

A iniciativa leva em conta a importância do acesso à informação, assim como o processo de geração de conhecimento no Poder Legislativo, o que justifica a implantação de um processo de gestão do conhecimento no Senado e nas demais Casas que compõem o Legislativo brasileiro. O objetivo é identificar as competências coletivas e individuais que possam auxiliar na consecução das atividades principais desse poder.

Realizadora do evento, a SID, juntamente com suas subsecretarias, tem-se identificado como a área do Senado com vocação para planejar e implantar a atividade de gestão do conhecimento, uma vez que é a unidade responsável pela administração da informação.

O expositor desta quarta-feira foi Armando Roberto Cerchi Nascimento, assessor de Tecnologia da Informação da SID. O moderador foi Francisco Tadeu Gardesani Luz, assessor de Relações Públicas da mesma secretaria. Os debatedores foram: Antonio Flavio Testa, diretor da Subsecretaria Especial do Programa Interlegis; Florian Augusto Coutinho Madruga, diretor do Instituto Legislativo Brasileiro; João Carlos Zoghbi, diretor da Secretaria de Recursos Humanos; Rosa Maria Gonçalves Vasconcelos, assessora da Subsecretaria de Arquivo; Sergio Dagnino Falcão, assessor técnico do Centro de Informática da Câmara dos Deputados; Sérgio Francisco Pires de Oliveira Penna, consultor chefe da Consultoria Legislativa; e Simone Bastos Vieira, diretora da Subsecretaria de Biblioteca do Senado.

Diretor da Secretaria de Informação e Documentação, Paulo Afonso Lustosa de Oliveira disse que debates como esse beneficiam a sociedade, porque capacitam os que trabalham no Legislativo numa nova forma de administração, que é a gestão do conhecimento.



29/10/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Agaciel diz que Universidade do Legislativo torna Senado formador de conhecimento e cidadania

CMA discute o papel do Poder Legislativo frente à corrupção e à má gestão pública

Abertas inscrições para encontro de informática aplicada ao Legislativo

BELO HORIZONTE SEDIA 2º ENCONTRO DE INFORMÁTICA APLICADA AO LEGISLATIVO

CCJ discute nesta tarde fim de multa aplicada pela União ao PR

Ipea assina cooperação com Sociedade Brasileira de Gestão de Conhecimento