Agência define critérios para indenização de ativos de transmissão



A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou em reunião pública os critérios para a definição do Valor Novo de Reposição (VNR) relativo aos ativos não depreciados das concessões de transmissão de energia elétrica existentes em 31 de maio de 2000, conforme prevê o Decreto Nº 7805, de 14 de setembro de 2012.

De acordo com a metodologia, o banco de preços para definição do VNR será formado com base em informações de todas as compras efetivamente realizadas pelas concessionárias nos últimos cinco anos, podendo retroagir até a data da última aquisição nos casos em que não houver referência no período.

Pela metodologia, as transmissoras terão um prazo de 30 dias para enviar os laudos e a Agência mais 120 dias para calcular as indenizações, que serão submetidas ao Ministério de Minas e Energia, órgão responsável por definir a forma de pagamento.

A Audiência Pública que discutiu o assunto ficou aberta no período de 09 de setembro a 8 de outubro de 2013 e recebeu 92 contribuições enviadas por 14 entidades governamentais, agentes do setor, entidades sindicais e associações representativas.

 

Fonte:

Aneel



11/12/2013 16:57


Artigos Relacionados


Agência define critérios para cálculo da receita de leilões de transmissão

Instrução normativa estabelece critérios para indenização de terras quilombolas

CCJ analisa em agosto novos critérios para indenização de anistiados políticos

CCJ adia votação de mudança de critérios para indenização de anistiados políticos

Turismo define critérios para uso de recursos

MDS define critérios para certificação de entidades assistenciais