MDS define critérios para certificação de entidades assistenciais
Os critérios e procedimentos para a certificação de entidades no campo da assistência social já foram definidos pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e devem ser cumpridos por organizações de todo o País. A instrução normativa, publicada na última semana no Diário Oficial da União, detalha e orienta quais as exigências que serão cobradas para a certificação de entidades e organizações de direito privado, sem fins lucrativos, que realizam ações socioassistenciais de forma gratuita, continuada e planejada, no contexto da política pública de assistência social.
Os procedimentos definidos pelo MDS atendem à Lei nº 12.101, de 30 de novembro de 2009, e ao Decreto n° 7.237, de 21 de julho de 2010. A legislação transferiu para o MDS, ministérios da Saúde e da Educação a competência para conceder ou renovar o Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social, conhecido como Cebas.
Isenção de impostos
A certificação isenta as entidades de contribuições sociais, tais como a quota patronal devida sobre a folha de pagamento, a Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Cofins) e a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL). O prazo de validade da certificação é de três anos.
Estes são alguns dos documentos que as entidades devem encaminhar ao MDS: comprovante de inscrição da entidade no Conselho Municipal de Assistência Social ou do Distrito Federal; Plano de Ação do exercício fiscal anterior ao requerimento, que demonstre as ações na área de assistência social a serem executadas; relatório de atividades do exercício fiscal também anterior ao requerimento, incluindo a origem dos recursos, por exemplo.
Mais informações sobre a certificação de entidades beneficentes de assistência social estão disponíveis aqui. Para esclarecer dúvidas, as entidades podem entrar em contato com o MDS pelo e-mail.
Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome
12/01/2011 14:50
Artigos Relacionados
Advogados da União vão uniformizar critérios para certificação de entidades beneficentes
Tuma entrega livros em braile para entidades assistenciais de Ribeirão Preto
Proposta prevê isenção de impostos para doações de entidades assistenciais a outros países
Projeto beneficia entidades assistenciais
Ipem-SP: Doação beneficia 162 entidades assistenciais
Aprovado projeto que cria o fundo de incentivo às entidades assistenciais