Criação da Agência Nacional do Cinema é anunciada por Francelino



O governo federal deve enviar ao Congresso, em breve, projeto de lei que cria a Agência Nacional do Cinema e do Audiovisual, anunciou nesta sexta-feira (dia 31) o senador Francelino Pereira (PFL-MG). A proposta é fruto dos trabalhos do Grupo de Estudos para o Desenvolvimento da Indústria Cinematográfica (Gedic), criado pelo governo a partir dos debates travados na Subcomissão do Cinema Nacional, instalada por requerimento de Francelino. Segundo o senador, o governo está empenhado na elaboração de propostas para o setor.

- De 1995 para cá, a produção de filmes de longa-metragem girou em torno de 25 por ano, com um grau de excelência que vem amealhando numerosos prêmios internacionais. Ainda não é um volume suficiente para caracterizar uma produção industrial - afirmou Francelino, para justificar a necessidade de uma agência que regulamente o crescimento do setor.

Francelino Pereira louvou o comportamento da imprensa que, segundo ele, tem dado importante divulgação à industria do audiovisual neste momento de crescimento. "Essa ampla atenção da imprensa é a demonstração de que, depois do desenvolvimento da imprensa no século XIX, o cinema foi a grande mídia do século XX", observou.

31/08/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


CACÁ DIEGUES SUGERE CRIAÇÃO DE AGÊNCIA NACIONAL PARA O CINEMA

Francelino diz que governo criará uma agência reguladora do cinema

FRANCELINO ANUNCIA REUNIÃO SOBRE CINEMA NACIONAL

Agência Nacional de Cinema investe R$ 39,2 milhões em 45 filmes

Senadores vão discutir mudanças na Agência Nacional de Cinema

Comissão sabatina indicado para Agência Nacional de Cinema