Agências reguladoras podem ser submetidas a auditoria do TCU



Com 17 itens na pauta, a Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA)  reúne-se na terça-feira (20) para deliberar, entre outros itens, sobre projeto que prevê auditorias operacionais periódicas nas agências reguladoras, com o fim de avaliar o desempenho dessas entidades e de seus diretores. A proposição (PLS 438/2007) muda a Lei Orgânica do Tribunal de Contas da União e determina que o resultado dessas auditorias seja encaminhado à Câmara dos Deputados e ao Senado Federal.

Apresentado em 2007 pelo então senador Gerson Camata, o projeto tem o propósito de aperfeiçoar as regras de funcionamento das agências reguladoras, tanto para preservar sua autonomia e independência, quanto para suprir lacunas evidenciadas em seus primeiros anos de funcionamento.

Aprovado na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), o texto recebeu no colegiado uma emenda determinando que o resultado dessas auditorias seja remetido anualmente, até o dia 31 de maio, às duas Casas do Legislativo. Na CMA, o projeto é relatado pelo senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), que propõe mudança eliminando essa periodicidade.

Randolfe alega que o TCU, como qualquer organização, possui recursos escassos, cabendo à sua direção otimizá-los tanto quanto possível. Por isso, ele acha preferível que o próprio TCU estipule a periodicidade do controle a que estarão sujeitas as agências reguladoras, a exemplo do que ocorre com qualquer entidade jurisdicionada. Randolfe ressalva que fica mantida evidentemente a prerrogativa de qualquer colegiado do Congresso demandar ações específicas de fiscalização.

Consumo de água

Na mesma reunião, a CMA vota o PLS 444/2011, do senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE), para determinar a medição individualizada do consumo hídrico nas edificações condominiais. Está também na pauta o PLS 185/2011, da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), que muda a lei que dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, criando o selo verde “Preservação da Amazônia” para os produtos oriundos da Zona Franca de Manaus.



16/11/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Agências reguladoras podem ser alvo de auditoria anual do TCU

Auditoria do TCU nas agências reguladoras será tema de audiência

Agências reguladoras poderão sofrer auditoria anual do TCU

Camata propõe auditoria anual do TCU em agências reguladoras

Aprovado projeto que prevê auditoria periódica do TCU nas agências reguladoras

Agências reguladoras podem passar a ser auditadas pelo TCU