Agricultores aprendem técnicas para reduzir emissão de gases de efeito estufa



A palestra apresentada nesta quinta-feira (15) a agricultores e universitários de Rio Verde (GO), mostrou as principais pesquisas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) no sentido de diminuir a emissão de gases de efeito estufa (GEE) na atmosfera. O encontro foi uma das atrações da 9ª Tecnoshow, evento coordenado pela Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano (Comigo).

O pesquisador da Embrapa Agrobiologia responsável pela palestra, Bruno Alves, explicou que pesquisas sobre qualidade do solo em plantio direto, fixação biológica de nitrogênio e alimentação animal são consideradas estratégicas para reduzir a emissão de GEE pela atividade agropecuária, como gás carbônico, óxido nitroso e metano.

Primeiramente, o pesquisador apresentou ao público a técnica de plantio direto por meio do uso de plantas forrageiras, que deve ser associada à rotação de culturas graníferas. De acordo com a pesquisa, esses procedimentos permitem gerar cobertura de proteção do solo e incrementar a matéria orgânica, o que favorece o acúmulo de carbono.

Essa forma de plantio direto é uma alternativa ao preparo convencional da terra. Nesse modelo,  a emissão de carbono para a atmosfera ocorre na forma de gás carbônico.

Outra linha de estudos apresentada na palestra defende a aplicação de adubos nitrogenados, como uréia e sulfato de amônia, que podem ser liberados na atmosfera na forma de óxido nitroso.

Verificação de resultados

A Embrapa vem conduzindo pesquisas sobre a melhor forma de aplicação desses fertilizantes, e sobre o uso de fontes alternativas de nitrogênio para suprir as culturas.

Segundo o pesquisador Bruno Alves, também estão em curso trabalhos científicos na área de alimentação de bovinos. Esses estudos pretendem modificar os resíduos de digestão animal e, consequentemente, reduzir a emissão de metano para atmosfera.

Nessa tarefa, o corpo técnico da Embrapa vem reunindo esforços de duas maneiras. “A Empresa tem uma grande rede de pesquisas chamada Agrogases, mas existem também grupos realizando estudos pontuais, mas que acabam integrando seus resultados”, afirmou o pesquisador.

Fonte:
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)

 



12/08/2010 05:58


Artigos Relacionados


Relatório enumera sugestões para reduzir emissão de gases de efeito estufa

Rio quer reduzir emissão de gases de efeito estufa em 20% até 2020

Reduzir emissão de gases de efeito estufa poderá ser obrigatório na Copa de 2014

Indústria está consciente de que precisa reduzir emissão de gases de efeito estufa, diz consultora da CNI

Ministérios apresentam plano para redução de emissão de gases de efeito estufa

Inventário irá mapear emissão de gases de efeito estufa