Reduzir emissão de gases de efeito estufa poderá ser obrigatório na Copa de 2014
Os responsáveis pela organização dos jogos da Copa do Mundo de 2014, no Brasil, ficarão obrigados a adotar medidas para reduzir a emissão de gases de efeito estufa decorrentes das atividades vinculadas a esse evento esportivo. Nesta terça-feira (4), a Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) aprovou, em decisão terminativa, projeto de lei do Senado (PLS 46/08) que estabelece essa exigência.
A proposta atribui à autoridade competente a responsabilidade pelo cálculo das emissões de carbono na atmosfera. O responsável pelo evento deverá repartir com o poder público os recursos decorrentes da venda de créditos de carbono gerados pelas medidas adotadas para compensar a emissão de gases poluentes.
Na avaliação do relator na CMA, senador Cícero Lucena (PSDB-PB), "assumem especial importância medidas compensatórias para neutralização das emissões adotadas no contexto de grandes eventos esportivos, como a Copa do Mundo de 2014". Essa estratégia demonstraria, à comunidade internacional, que o Brasil se preocupa com a questão, além de representar um alerta para os brasileiros sobre a gravidade do aquecimento global.
A matéria foi aprovada com emenda da relatoria para que parte dos recursos destinados ao poder público financie campanhas educativas sobre as mudanças climáticas no mundo.
Simone Franco/Cristina Vidigal / Agência Senado
04/05/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
Expedito Júnior quer neutralizar emissão de gases de efeito estufa decorrente da Copa do Mundo de 2014
Rio quer reduzir emissão de gases de efeito estufa em 20% até 2020
Agricultores aprendem técnicas para reduzir emissão de gases de efeito estufa
Relatório enumera sugestões para reduzir emissão de gases de efeito estufa
Indústria está consciente de que precisa reduzir emissão de gases de efeito estufa, diz consultora da CNI
Inventário irá mapear emissão de gases de efeito estufa