Agricultores familiares debatem extensão rural em conferências territoriais na Bahia
A Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) que atende à agricultura familiar da Bahia está sendo debatida nas conferências territoriais que começaram no dia 2 de janeiro e prosseguem até 29 de fevereiro. Os encontros são preparatórios para o primeiro grande debate estadual sobre o tema, a 1ª Conferência Estadual sobre Assistência Técnica e Extensão Rural (Ceater), marcada para 14 a 16 de março.
Estão participando das discussões na Bahia os colegiados territoriais, com o apoio das organizações e movimentos sociais, das entidades públicas prestadoras de assistência técnica, e das instituições que integram a Comissão Organizadora Estadual (COE).
As conferências territoriais e estadual são preparatórias para o grande encontro nacional sobre Ater, a 1ª Conferência Nacional sobre Assistência Técnica e Extensão Rural (I Cnater), que será realizada de 23 a 26 de abril, em Brasília, com o tema “Ater para a Agricultura Familiar e Reforma Agrária e o Desenvolvimento Sustentável do Brasil Rural”. O evento é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).
De acordo com o delegado federal titular da Delegacia Federal do MDA na Bahia, Welliton Rezende, a Ater constitui, de fato, o vetor para a viabilização da política de desenvolvimento de um “Brasil Rural” fruto de intenso e histórico debate e diálogo dos atores sociais que constituem o Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf).
A realização da 1ª Cnater e de todas as etapas que a antecedem integram a implementação da Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Pnater) e da Política Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural (Peater), além de significar a efetivação dos instrumentos previstos na Lei 12.188/2010 (Lei de Ater) e suas regulamentações.
A Cnater deverá apontar diretrizes para a construção do Programa Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Pronater). Desse modo, as etapas territoriais e estadual apontarão também elementos para a construção do Programa Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural (Proater), com a ativa participação de toda a sociedade.
Saiba mais sobre a 1ª Cnater aqui.
Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Agrário
03/02/2012 15:46
Artigos Relacionados
Conferências territoriais de extensão rural em Sergipe começam dia 10
Agricultores familiares de Rondônia receberão assistência técnica e extensão rural
Mato Grosso do Sul inicia conferências de assistência técnica e extensão rural
Pernambuco inicia conferências sobre assistência técnica e extensão rural
Goiás inicia conferências sobre assistência técnica e extensão rural esta semana
Agricultores familiares da Bahia vão expor mais de 165 produtos em feira