Agricultura credencia mais uma certificadora para o Sistema de Qualidade de Produtos Agrícolas



Certificadoras são as responsáveis por promover as auditorias nas propriedades e nas empresas interessadas em obter o selo “Produto de São Paulo”.

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento credenciou mais uma certificadora para o Sistema de Qualidade de Produtos Agrícolas, Pecuários e Agroindustriais do Estado. Trata-se da BRTUV Avaliações de Qualidade Ltda, antecedida pela Fundação Carlo Alberto Vanzolini, da Universidade de São Paulo (USP), e pela SGS do Brasil. As certificadoras são as responsáveis por promover as auditorias nas propriedades e nas empresas interessadas em obter o selo “Produto de São Paulo”.

O sistema foi instituído pela Lei 10.481, de 29 de dezembro de 1999. As normas técnicas publicadas pela Secretaria abrangem café torrado em grão e torrado e moído (tipo gourmet e superior), algodão em fardo, carvão vegetal (ambos tipo premium) e suínos (animais vivos para abate). Cinco empresas de café e duas de suínos já obtiveram o selo. Mais uma de café e outra, de cachaça, participam do processo para também se integrarem.

Para controle do sistema, além do trabalho dos técnicos da própria Secretaria é necessário estabelecer parcerias com certificadoras e laboratórios que, por meio de auditorias e análises, garantem a adequação e conformidade às normas, conseqüentemente, também a qualidade dos produtos aos consumidores.

Os laboratórios que atualmente executam esses serviços são a Unidade Laboratorial de Referência de Análises Físicas, Sensoriais e Estatística do Instituto de Tecnologia de Alimentos da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios da Secretaria (Lafise/Ital/Apta/SAA), de Campinas, o Grupo de Avaliação de Café do Sindicato da Indústria de Café (GAC/Sindicafé-SP), o Laboratório Carvalhaes, de Santos, e o Instituto Adolfo Lutz, de São Paulo.

O sistema certifica produtos que possuem qualidade superior, diferenciada pelo controle de todo o processo produtivo, dentro do princípio conhecido como “da semente ao prato”, que abrange registros de origem, controle crítico do processo, transporte, distribuição e comercialização, uma forma de garantir a rastreabilidade e assegurar a repetibilidade no processo.

Esses procedimentos objetivam, além da qualidade, estimular a competitividade do agronegócio paulista nos mercados interno e externo. Os métodos diferenciados de produção agrícola ou de processamento agroindustrial são as características desejáveis e especiais na promoção dos produtos, criando a possibilidade de aumento da renda do produtor e da agroindústria.

A certificação ocorre por adesão voluntária às normas técnicas de padrão de qualidade estabelecidas pelos setores técnicos da Secretaria de Agricultura e pelas cadeias produtivas reunidas nas Câmaras Setoriais, que também funcionam no âmbito da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios da Pasta (Codeagro). É ela quem coordena o processo de estabelecer as normas de qualidade, padronização dos produtos e o atendimento à legislação vigente.

Para os interessados no selo de qualidade "Produto de São Paulo", o ponto de partida é se cadastrar pelo site da Codeagro ou, pessoalmente, na coordenadoria (Av. Miguel Stéfano, 3.900, Água Funda – São Paulo, Capital). Após análise do cadastro e tendo o produto candidato ao selo a sua respectiva norma, é efetuado o credenciamento. A partir daí, já se pode contratar um organismo certificador para as devidas auditorias de conformidade e posterior liberação para uso. Certificadoras e laboratórios também podem se credenciar, seguindo o mesmo roteiro. (Com informações da Codeagro).

Da Secretaria de Agricultura e Abastecimento



05/11/2008


Artigos Relacionados


Agricultura: Governo credencia IPT no Programa de Qualidade Produto de São Paulo

Marcas de qualidade garantem sucesso de produtos agrícolas

Mercosul espera abertura mais generosa para produtos agrícolas na Europa

Sistema de Certificação de Qualidade de Produtos Agropecuários é lei

Aprovado projeto criando o Sistema de Certificação de Qualidade de Produtos

Credenciada mais uma certificadora para o selo Produto de São Paulo