Agricultura dará apoio regionalizado a cooperativas, afirma ministro



Durante evento rural realizado nesta segunda-feira (6) em Cascavel (PR), o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Mendes Ribeiro Filho, destacou a importância das cooperativas para melhorar o desenvolvimento da agropecuária do País, especialmente pela geração de emprego e renda. Para ele, o ministério precisa estar cada vez mais perto do produtor e as cooperativas serão um instrumento para isso.

“Quero regionalizar o Ministério da Agricultura e transformar o pequeno produtor em médio produtor. O médio produtor em grande produtor e o Brasil em uma enorme potência mundial e, para alcançar esse objetivo, as cooperativas são fundamentais”, salientou.

Durante a visita, Mendes Ribeiro reiterou a importância de o governo desenvolver a agricultura de maneira sustentável. No entendimento dele, o governo tem um compromisso sério com a sustentabilidade e por isso o meio ambiente é um assunto que tem de estar dentro de todos os segmentos da sociedade. "Ninguém cuida mais do meio ambiente do que o agricultor. O País já avançou nessa questão e nós estamos nos adaptando cada vez mais para o controle do meio ambiente", disse.

Ao ser questionado sobre as questões de sanidade animal no País, o ministro destacou a necessidade de avançar no Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa) para beneficiar o pequeno produtor. “O Suasa tem de ser um instrumento para permitir que os pequenos possam comercializar o seu produto. Isso é um trabalho contínuo e uma determinação minha”, enfatizou. O Mapa reconheceu a equivalência do serviço de inspeção do Paraná em 2010 e, do município de Cascavel, no ano passado.

 

Fonte:
Ministério da Agricultura



06/02/2012 20:03


Artigos Relacionados


Ministro da Agricultura defende setor de lácteos e garante apoio às cooperativas

Agricultura investe R$ 18 milhões no apoio a cooperativas

Alta de preço dos alimentos é irreversível, afirma ministro da Agricultura

Mozarildo registra apoio de ministro da Agricultura ao cooperativismo

Tarso afirma que dará continuidade ao projeto

Agricultura dará R$ 2 bi para instituições emprestarem a cafeicultores