Agricultura discute com setor privado propostas para Rio+20



O setor privado discutiu as propostas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) quanto ao posicionamento da pasta para a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20). O debate foi proposto pelo grupo de trabalho (GT) do Mapa que discutiu, na sexta-feira (20), e propõe ações do ministério na organização da conferência, que ocorre entre os dias 13 e 22 de junho deste ano.

“Debatemos com o setor aspectos cruciais para a minuta de documento com o posicionamento do Mapa para a conferência”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo, Erikson Chandoha. Ele destacou que o grupo debateu temas como recursos genéticos, diversidade de sistemas produtivos, desafios da produção em regiões tropicais, agropecuária sustentável e fatores relevantes para a inserção da agricultura brasileira na economia verde.

Esta foi a quinta reunião com representantes do setor privado, visando apresentar propostas mais próximas da realidade do agronegócio. O próximo passo é analisar com o grupo de trabalho as contribuições do setor para a elaboração do documento a ser apresentado pelo ministério na Rio+20.

Entre as atribuições do comitê está a de preparar um material específico do setor agropecuário – em parceria com órgãos e entidades agrícolas – abordando a importância da agricultura para a questão ambiental. Na carta, serão citadas iniciativas como o Programa Agricultura de Baixo Carbono (ABC), trabalhos da pesquisa agropecuária para a sustentabilidade, compromissos do segmento com a biodiversidade e ações para reduzir o aquecimento global. Os temas e encaminhamentos da equipe são informados e submetidos à apreciação da Secretaria-Executiva do Mapa.

 

Fonte:
Ministério da Agricultura

 

23/04/2012 15:40


Artigos Relacionados


Comissão de TV a Cabo discute propostas para o setor

Audiência pública discute propostas dos candidatos para o setor primário

Setor privado critica alterações em projeto que amplia uso de pregão eletrônico no setor público

Comissão de agricultura discute situação do setor sucroalcooleiro

Setor privado debate estratégia brasileira para biodiversidade

Setor privado propõe desoneração para melhorar competitividade das empresas