Setor privado propõe desoneração para melhorar competitividade das empresas



O Conselho Consultivo do Setor Privado (Conex), da Câmara de Comércio Exterior (Camex), apresentou esta semana sugestões de medidas para diminuir a carga tributária sobre as empresas. Entre as propostas, destacam-se a redução dos encargos sociais incidentes sobre a mão-de-obra (parcela dedicada à exportação), a revisão da tributação do Imposto de Renda de Pessoa Jurídica sobre lucros no exterior e a revisão da tributação sobre remessas ao exterior para o pagamento de serviços e outras atividades vinculadas às exportações, entre outras.

As propostas foram apresentadas na última segunda-feira (2), em São Paulo, durante a primeira reunião do ano do conselho. Para dar forma a essas medidas, serão criados em breve  grupos de trabalho com a participação de técnicos da Camex e especialistas indicados pelo Conex.

A reunião foi presidida pelo ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), Fernando Pimentel. Além do ministro, participaram o secretário executivo  do Mdic, Alessandro Teixeira, o secretário executivo da Camex, Emílio Garofalo Filho, e a  secretária de Comércio Exterior (Secex), Tatiana Lacerda Prazeres.

Composto por até 20 representantes do setor privado que são indicados a cada dois anos, o Conex assessora o Comitê Executivo de Gestão (Gecex), da Câmara de Comércio Exterior (Camex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic). Sua função é de órgão consultivo para aperfeiçoar a política de comércio exterior. O órgão é composto por representantes dos setores produtivo, exportador, importador, associações, entre outros.

 

Fonte:
Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior



05/05/2011 12:37


Artigos Relacionados


Especialistas defendem parceria com setor privado para melhorar infraestrutura de transporte

Setor privado critica alterações em projeto que amplia uso de pregão eletrônico no setor público

Agricultura discute com setor privado propostas para Rio+20

Romero Jucá diz que Brasil precisa melhorar no ‘ranking’ de competitividade

Setor privado debate estratégia brasileira para biodiversidade

TÁPIAS DIZ QUE É IMPORTANTE A CONFIANÇA DO SETOR PRIVADO PARA AUMENTAR INVESTIMENTOS