Agricultura fecha o ano com balanço positivo



"A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) fecha o ano de 2009 com um saldo bastante positivo", afirmou nesta terça-feira (15) o presidente do colegiado, senador Valter Pereira (PMDB-MS), durante a última reunião deliberativa deste ano.

Segundo o parlamentar pelo Mato Grosso do Sul, a CRA realizou, ao longo do ano, 43 reuniões, das quais 16 foram deliberativas, com a aprovação de mais de 20 projetos, vários em caráter terminativo. Entre eles, Valter Pereira citou a proposta que regulamenta os medicamentos veterinários genéricos (PLC 3/05), a que incentiva a produção de biodiesel (PLS 81/08), a que promove a rastreabilidade da carne produzida no país (PLS 209/02), a que proíbe a penhora de máquinas e colheitadeiras (PLS 151/08), a que permite a compensação ambiental em unidades de conservação (PLS 483/09) e a que muda os critérios para fixação dos índices de produtividade (PLS 202/05).

Audiências

Foram, segundo o presidente da CRA, 14 audiências públicas realizadas ao longo de 2009, além de outras 15 que ocorreram em conjunto com outras comissões da Casa, com a presença de ministros de Estado, técnicos de instituições públicas e privadas, representantes de movimentos sociais, organizações não-governamentais e empresários.

Entre os inúmeros assuntos discutidos nas audiências, Valter Pereira citou a renegociação das dívidas rurais, a crise dos frigoríficos, as mudanças no Código Florestal e nos índices de produtividade para fins de reforma agrária, as invasões do Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST), o monopólio dos fertilizantes e a contaminação dos agrotóxicos.

- E foi justamente durante a realização destas audiências públicas que tivemos a oportunidade de aprofundar em detalhes os problemas e entraves de diversas cadeias produtivas do agronegócio e da agricultura familiar - afirmou o presidente da CRA.

O senador Osmar Dias (PDT-PR) lembrou que a CRA é uma comissão nova do Senado, mas muito importante, porque trata justamente do agronegócio, o setor "que tirou o país da crise".

- O setor do agronegócio é o grande responsável por tirar o Brasil da crise econômica. O Brasil saiu antes da crise porque ostenta uma agricultura forte - ressaltou Osmar Dias.

Na opinião do senador Osvaldo Sobrinho (PTB-MT), a CRA é a segunda comissão em importância no Senado, só perdendo para a Comissão de Educação (CE).

- A agricultura está entre as atividades que mais benefícios geraram ao país, e esta comissão tem refletido o espírito do campo e andado na vanguarda do processo da agricultura. O Brasil poderá matar a fome do mundo - enfatizou o senador pelo Mato Grosso.



15/12/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


CDH fecha última semana do ano com balanço positivo

Fluxo cambial fecha abril com saldo positivo de R$ 2,24 bilhões

Peres faz balanço positivo da CRE

Jefferson faz balanço positivo da CRE

Livro faz balanço positivo da era FHC

Balança fecha terceira semana de janeiro com saldo positivo de US$ 680 milhões