Agricultura gaúcha cresce 33%





Agricultura gaúcha cresce 33%
A produção agrícola do Rio Grande do Sul apresentou um crescimento de 32,9% até o mês de setembro, em relação ao mesmo período do ano passado, ficando acima da taxa de crescimento da agricultura brasileira, que foi de 18,1% no período.
Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e apresentados ontem pela Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), durante balanço de final de ano.

Conforme o presidente da entidade, Carlos Sperotto, “é preciso considerar os resultados como um esforço de recuperação das produções perdidas nos últimos anos”. Mostrando-se otimista, ele disse que para o próximo ano as perspectivas são de crescimento do setor, “se repetirmos a performance de 2001”.
A evolução da participação do setor agropecuário no Produto Interno Bruto (PIB) do Estado também foi salientada pelo dirigente. Em 1998 ela era de 13,5%, em 1999 passou para 13,7% e em 2000, segundo a Fundação de Economia e Estatística (FEE), alcançou 14,2%, ficando ainda atrás do setor de serviços, que registrou uma pequena queda de 50,6% em 1999 para 49,1% em 2000, e da indústria, que participava com 35,7% em 1999 e passou para 36,7% em 2000.

Entre os desafios a serem enfrentados pela Farsul no ano que vem, Sperotto salientou a recuperação da renda no campo. “Em 2001 conseguimos dar um passo importante, e poderemos recuperá-la ainda em 2002”, disse.
Ele anunciou a criação da Diretoria de Produção Animal da Farsul, que entrará em função em 2002 e vai oferecer um atendimento próprio para os setores da produção animal. “Isso mostra a maturação das associações de criadores e uma oportunidade de avançar um pouco mais”, avaliou.

A liberação do trânsito de animais do Rio Grande do Sul para outras regiões do País, que desde maio deste ano estava suspenso por causa do surgimento de focos da febre aftosa, e que foi anunciada recentemente pelo Ministério da Agricultura, na visão do presidente da Farsul é uma recuperação da posição do Estado diante da condição de área livre da doença com vacinação. “Estamos concluindo a volta por cima”, disse. A autorização vale somente para animais criados em propriedades distantes 25 quilômetros das áreas atingidas pelo vírus. Ana Fritsch
Porto Alegre


Vendas da indústria do Paraná sobem 27%
As vendas industriais do Paraná nos primeiros dez meses de 2001alcançaram um crescimento de 27,3%, em comparação com o mesmo período do ano passado, segundo pesquisa divulgada ontem pela Federação das Indústrias do Paraná (Fiep). O nível de emprego apresentou crescimento de 9% no período.
O levantamento também aponta uma elevação em relação à última pesquisa, até setembro, quando o crescimento chegou a 26,9%. Especificamente em outubro, o aumento foi de 1,16% sobre o mês anterior.

Os segmentos industriais que apresentaram maior aumento nas vendas no acumulado do ano no Paraná foram os de bebidas (89%), produtos alimentares (75%), têxtil (40%), indústrias de transformação (27%), material de transporte e veículos (23%), perfumaria, sabões e velas (16%), química (13%), metalurgia (6%) madeira (4%), mecânica (4%) e material elétrico e comunicação (3%).
“O importante é que sete desses setores que mais cresceram representam 81% do faturamento do conjunto das indústrias do Paraná”, afirma José Carlos Gomes Carvalho, presidente da Fiep. A pesquisa da Fiep revela ainda que as indústrias paranaenses apresentaram um crescimento de 26% na compras, no acumulado de 2001 em relação ao mesmo período do ano passado. Na comparação de outubro com setembro, o aumento foi de 12%.


Colunistas

NOMES & NOTAS

Falta de consenso
O Partido dos Trabalhadores (PT) em Santa Catarina transferiu para o dia 17 o prazo para inscrição das pré-candidaturas ao governo do Estado para as prévias do dia 3 de fevereiro. A cúpula petista espera ganhar tempo para a composição de uma chapa majoritária consensual. Isto porque os postulantes à vaga, Décio Lima, prefeito de Blumenau, José Fritsch, prefeito de Chapecó e Mauro Passos, vereador em Florianópolis, desistiram de protocolar suas pré-candidaturas, o que seria feito ontem. Enquanto o consenso não chega, a deputada Ideli Salvatti sugeriu uma chapa encabeçada por Milton Mendes de Oliveira, presidente do PT em Santa Catarina, deixando a vaga de vice em aberto para um dos partidos que vierem a coligar com o PT no ano que vem. Já o deputado federal Carlito Merss aposta numa chapa para o Senado, formada por Ideli e Luci Choinacki.

Seguro
O núcleo gaúcho da Fundação Escola Nacional de Seguros promove hoje uma Jornada de Estudos, cujo tema será a Circular SUSEP nº 157/2001, que consolida os Atos Normativos referentes às Condições Gerais e Especiais Básicas do Seguro de Transporte Aéreo, Marítimo e Terrestres Nacional e Internacional, que vigora a partir do dia 1º de janeiro. Informações pelos fones (51) 3224.1965 ou 3224.6661.

Plebiscito
Esclarecer dúvidas sobre o plebiscito e o projeto de alarga-mento da faixa de areia é o objetivo do prefeito de Balneário Camboriú, Leonel Pavan, ao convidar empresários para reuniões agendadas ontem, com o segmento hoteleiro, e hoje com os comerciantes. Ambas as reuniões acontecem no Fischer Ho-tel e Convenções, na Barra Sul. O plebiscito foi marcado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para o dia 15 de dezembro para consultar os eleitores de Balneário Camboriú sobre a obra que poderá mudar definitivamente a geografia da cidade. Se o alargamento for aprovado pela maioria da população, a prefeitura deverá deflagrar processo licitatório para iniciar os estudos mais aprofundados, que servirão de base para o projeto final.

Dell
O diretor de assuntos corporativos da Dell Computer, Fernando Loureiro, faz palestra hoje, na reunião-almoço da Abinee/RS, no Ritter Hotel, em Porto Alegre, quando anunciará os planos da empresa para 2002, a partir do cenário econômico brasileiro e internacional. Ele anunciará também a instalação definitiva da empresa na cidade de Alvorada, conforme projeto iniciado através da Agência Pólo de Desenvolvimento. Hoje, a Dell opera em sede provisória na cidade de Eldorado do Sul.

Rede Interamericana
A Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) e a Universidade Federal de Pernambu-co (UFPE) foram selecionadas para integrarem a Rede Intera-mericana de Formação em Educação e Telemática (RIF-ET), um consórcio internacional de oito universidades, patrocinado pela Agência Internacional de Desenvolvimento do Governo do Canadá e coordenado pelo Colé-gio de Las Américas, em Mon-treal. A RIF-ET foi criada para aprimorar universidades do continente americano para a oferta de ensino à distância, e tem instituições de Cuba, Costa Rica, México, Brasil e Canadá. A inclusão das universidades brasileiras na RIF-ET ocorreu em função dos projetos Unisul Virtual - Educação Corporativa a Distância, na Unisul, e do Pro-jeto Virtus, na UFPE.

Guatemala
A Embaixada da Guatemala no Brasil, o Instituto Guatemalteco de Turismo, a Copa Airlines e a Omega Resorts promovem, amanhã, no Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre, uma apresentação da Guatemala ao trade turístico gaúcho. Os guatemaltecos estão fazendo uma verdadeira cruzada mundial para divulgar suas atrações turísticas, suas praias, montanhas e resorts, considerados os mais sofisticados da América Central, objetivando o fortalecimento de seu turismo, atividade básica na economia local.

Saneamento
Mais de 60 especialistas em saneamento básico estão reunidos em Florianópolis para avaliar os projetos do Ministério da Saúde que serão implantados nos municípios brasileiros no próximo ano. Trata-se do 4º Seminário de Avaliaçã o do Programa de Pesquisas em Saneamento Básico (PROSAB), evento anual que reúne as maiores instituições nacionais de pesquisa para dar o suporte técnico e científico aos projetos de tratamento de esgoto, lixo e demais resíduos, que serão financiados pelo Fundo Nacional de Saúde em 2002. Santa Catarina será beneficiada com a liberação de R$ 2 milhões para a execução de um projeto de tratamento de água e esgoto para o município de Luzerna, Oeste do estado, que será desenvolvido no próximo ano.


Topo da página



12/05/2001


Artigos Relacionados


Para CPI gaúcha, cresce suspeita de associação ilícita

SIMON MOSTRA CRISE DA AGRICULTURA GAÚCHA

Europeus conhecem produtos da agricultura familiar gaúcha

Crédito do BNB para agricultura familiar cresce 27,6%

Participação feminina em programa de fortalecimento da agricultura cresce 240%

Produtividade cresce 5,8% em oito anos, revela Ministério da Agricultura