Agripino anuncia criação de CPI no Senado sobre cartões corporativos
Ao reclamar da rejeição, na manhã desta quinta-feira (3), de diversos requerimentos de convocação de servidores do Palácio do Planalto na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPI) dos Cartões Corporativos , o líder do Democratas, José Agripino (RN), solicitou ao presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho, a leitura de requerimento de criação de uma CPI exclusiva da Casa para investigar o uso de cartões coorporativos do governo federal.
- Foi uma reunião triste. Para mim, foi uma reunião de desencanto, de frustração, de angústia, de explicações que o Congresso Nacional vai ter que dar - disse o senador, recordando a rejeição, pela CPI Mista, de requerimento de convocação do economista da Presidência da República Anderson Ferreira, que, de acordo com dados do Tribunal de Contas da União (TCU), teria gastado R$ 716 mil sem apresentar comprovação devida.
Em sua avaliação, os requerimentos que hoje foram negados revelam a clara intenção do governo de não querer investigar nada a respeito dos cartões corporativos.
- Não interessa para ele [o governo]o processo de investigação; as pessoas não vêem porque não querem. Os depoimentos que vão ocorrer nesta semana não vão dar nem aos membros da comissão, nem ao relator, elementos confiáveis e consistentes para a elaboração de um bom relatório e a dação de um voto consistente - afirmou.
Citando palavras do ministro do Supremo Tribunal Federal, Marco Aurélio Mello, Agripino criticou a evocação "do risco àsegurança nacional", utilizada por muitos governistas para justificar o ocultamento dos gastos com cartões corporativos. Segundo o parlamentar, em se tratando de dinheiro público, não "existe a figura de segredo de Estado".03/04/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Agripino diz que oposição pedirá ao Ministério Público investigação sobre cartões corporativos
Agripino quer reunir líderes para decidir sobre CPI dos cartões corporativos
Arthur Virgílio anuncia ter obtido assinaturas necessárias para CPI Mista sobre cartões corporativos
Agripino diz que dinheiro do dossiê pode ter vindo de cartões corporativos
Protocolado pedido de criação de CPI dos cartões corporativos
Protocolado pedido de criação de CPI dos cartões corporativos