Agripino anuncia obstrução a partir da próxima semana se governo não liberar recursos para compensar perdas dos municípios



O líder do Democratas, senador José Agripino (RN) anunciou nesta quarta-feira (16) que a oposição vai obstruir as votações em Plenário a partir da próxima semana se o governo não editar uma medida provisória até sexta-feira (18) liberando mais recursos para compensar os municípios pelas perdas decorrentes da crise financeira internacional.

De acordo com o senador, o governo prometeu compensar as prefeituras pelas perdas na arrecadação que foram provocadas diretamente pela crise e pelas medidas adotadas para contorná-la, como a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Conforme Agripino, o governo precisa editar uma nova medida provisória destinando R$ 1 bilhão para este fim, para complementar a MP 462/09, que liberou o mesmo valor para os municípios.

José Agripino informou que 44 prefeituras do Rio Grande do Norte deverão "fechar as portas" nos próximos dias, suspendendo diversos serviços em razão de falta de recursos. Segundo ele, apenas os postos de saúde e as escolas deverão continuar funcionando.

- A conta da crise está sendo paga de forma visível pelos municípios - disse o senador.

Em aparte, o líder do PSDB, senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) endossou as palavras de Agripino e disse que seu partido também fará obstrução caso não sejam liberados mais recursos para as prefeituras. Por sua vez, o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) disse que prefeituras do Paraná também cogitam "fechar as portas". 



16/09/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


CMO analisa projeto que destina R$ 1 bilhão para compensar municípios por perdas do FPM

Alvaro Dias defende medidas para compensar perdas de municípios

Flexa Ribeiro pede garantia de recursos no Orçamento para compensar perdas pela Lei Kandir

União poderá compensar estados e municípios por perdas com isenções tributárias

Vídeo | Para Alckmin, recursos de fundo são insuficientes para compensar perdas dos estados com ICMS

Alvaro Dias pede aprovação da PEC que obriga União a compensar perdas de estados e municípios