AGRIPINO APRESENTARÁ EMENDA PARA INFORMATIZAR 100% DAS ELEIÇÕES



O presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, senador José Agripino (PFL-RN), vai apresentar, na reunião que será realizada após a Ordem do Dia desta quarta feira (dia 20), uma proposta de emenda de comissão ao Orçamento do ano 2000 destinando R$ 50 milhões para a Justiça Eleitoral. Os recursos serão utilizados para a informatização de 100% das eleições do ano que vem.
O senador recebeu do próprio presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Néri da Silveira, a justificação para a solicitação. Segundo José Agripino, o valor suprirá as necessidades financeiras do projeto do voto eletrônico, principalmente para a compra de 186 mil novas urnas, o que cobrirá os 42,38% do eleitorado que ainda vota de maneira tradicional.
José Agripino lembrou que a experiência de informatização total já ocorreu, com sucesso, em cinco estados da federação: Rio de Janeiro, Alagoas, Amapá, Roraima e Distrito Federal. Ele destacou que os principais benefícios do processo eletrônico de votação são a redução do tempo de apuração e a eliminação da possibilidade de fraudes.
O senador disse que considera a proposta meritória e que irá se empenhar para convencer os demais senadores da CCJ sobre a importância de aprová-la..

20/10/1999

Agência Senado


Artigos Relacionados


Simon diz que apresentará emenda para que União compense perdas do RJ e do ES

João Osório apresentará emenda para mínimo regional aos funcionários

Ideli Salvatti: governo apresentará proposta para regulamentação da Emenda 29 até terça

Mozarildo apresentará emenda para excetuar servidores dos ex-territórios da reforma previdenciária

Jorge Viana apresentará emenda para adiar restrições a novos partidos

Azeredo apresentará emenda de Plenário sobre regras para propaganda política na internet