Agripino cobra votação de projeto sobre comparecimento do presidente do BNDES ao Senado
Ação do BNDES "precisa ficar transparente", defende Agripino
O senador José Agripino (DEM-RN) cobrou, nesta terça-feira (26), a votação de seu projeto de resolução (PRS 11/2013) que torna obrigatório o comparecimento do presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) à Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, duas vezes por ano, para discutir a execução e os fundamentos da política de financiamento da instituição. A matéria era o primeiro item da pauta da reunião da CAE, nesta terça-feira, mas foi retirada para reexame pelo relator, senador Romero Jucá (PMDB-RR).
Agripino disse que o BNDES tem forte presença no cenário econômico e, por isso, "sua ação precisa ficar transparente". Para o senador, "nada melhor" para assegurar essa transparência do que o comparecimento do dirigente à CAE, a fim de prestar os esclarecimentos necessários e debater suas decisões com os senadores.
Prática semelhante já é adotada em relação ao presidente do Banco Central, que trimestralmente comparece à CAE para prestar contas sobre os fundamentos e a implementação da política monetária.
Agripino informou que vai ligar para Jucá a fim de saber qual é o óbice à votação da proposta, que, segundo ele, foi exaustivamente debatida na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), inclusive com a redução dessas audiências públicas, de quatro para duas por ano.
O presidente da CAE, senador Lindbergh Farias (PT-RJ), prometeu colocar a matéria em pauta na próxima reunião da comissão, prevista para 3 de dezembro, e sugeriu a Agripino que mantenha entendimento com o relator.
26/11/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
José Agripino quer obrigar presidente do BNDES a prestar contas no Senado a cada três meses
Projeto que trata do comparecimento do presidente do BC à CAE vai a turno suplementar
Plenário aprova acordos internacionais e comparecimento do presidente do BC ao Senado
Projeto que determina comparecimento do presidente do Banco Central à CAE volta à Câmara
Jonas cobra votação de projeto sobre as MPs
Ana Amélia cobra votação na Câmara de projeto sobre segurança em casas noturnas