Agripino comemora instalação da CPI das ONGs e cobra segundo relator de representação contra Renan



O líder do democratas, José Agripino (RN), comemorou em Plenário a instalação, nesta quarta-feira (3), da Comissão Parlamentar de Inquérito das ONGs, em cumprimento a acordo fechado na terça-feira (2) entre os líderes partidários. Ele também cobrou do presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, senador Leomar Quintanilha (PMDB-TO) a indicação do segundo relator de uma das duas representações em curso no conselho contra o senador Renan Calheiros.

O senador Almeida Lima (PMDB-SE) havia sido indicado por Quintanilha para atuar como relator da terceira e da quarta representação contra Renan, fato que gerou grande polêmica na reunião última reunião do conselho, uma vez que Almeida Lima é aliado de Renan.

Agripino manifestou ainda o desejo de que o substitutivo aprovado nesta quarta-feira na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) ao projeto que estabelece o afastamento automático de cargos na Casa de parlamentar contra quem for aberto processo por quebra de decoro parlamentar seja analisado em conjunto com projeto de resolução que institui o regimento interno do Conselho de Ética.

- Muitos duvidavam que matéria desse teor fosse aprovada. Foi aprovada sim - afirmou o parlamentar, que não negou a relação existenteentre o projeto aprovado na CCJ e a situação atual do presidente da Casa, Renan Calheiros, que enfrenta processos no Conselho de Ética.

Agripino assinalou também o compromisso da relatora do projeto de criação do regimento do conselho, senadora Lúcia Vânia (DEM-GO), de apresentar no prazo mais curto possível seu parecer.

Mercosul

O líder do Democratas apresentou ainda requerimento à Mesa pedindo esclarecimentos ao ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, sobre a situação da Venezuela em relação a seu ingresso no Mercosul na qualidade de país membro. Para o parlamentar, há uma série de exigências não cumpridas por aquele país que justificam sua não entrada no bloco até o momento.

O senador Sérgio Guerra (PSDB-PE) fez um apelo ao senador Leomar Quintanilha para que faça ainda nesta quarta a indicação do segundo relator da representação contra Renan para garantir a ordem dos trabalhos no Conselho de Ética.

O senador Mário Couto (PSDB-PA) parabenizou o senador Heráclito Fortes (DEM-PI), presidente da CPI das ONGs, por sua persistência para que a comissão fosse instalada.

O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) questionou Agripino sobre sua manifestação a respeito da Venezuela, ponderando que o governante passa, mas as relações com o Estado são permanentes.

03/10/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Agripino comemora instalação da CPI das ONGs e cobra segundo relator de representação contra Renan

Agripino: escolha do relator de representação contra Renan tem de ser feita hoje

Agripino cobra indicação do relator para processo sobre compra de rádios por Renan

Terceira representação contra Renan continua sem relator

Agripino pede representação contra Renan e diz que os democratas vão obstruir votações

João Pedro será o relator da segunda representação contra Renan