Agripino pede representação contra Renan e diz que os democratas vão obstruir votações



O líder do Democratas no Senado, José Agripino (RN),anunciou em discurso da tribuna ter pedido a advogados de seu partido que elaborem uma representação contra o senador Renan Calheiros (PMDB-AL), presidente do Senado, pelas novas acusações da revista Veja. De acordo com a revista, Renan teria comprado em parceria com João Lyra, ex-deputado, duas emissoras de rádio em Alagoas, quando teria pagado sua parte em dinheiro vivo, com dólares e reais. Pela lei, parlamentar não pode ser proprietário de rádio ou televisão.

José Agripino afirmou ainda que o Democratas não pretende mais votar matérias no Senado enquanto Renan Calheiros não deixar a presidência da Casa. O senador voltou a pedir a Renan que deixe a presidência do Senado até o fim das investigações.

O líder do DEM disse ainda esperar que o PSDB e o PDT assinem a eventual representação contra Renan Calheiros, pois considera a nova acusação da revista "gravíssima". Ele informou ainda que vai reunir os senadores democratas nesta terça-feira (7) para tratar do assunto. Sua decisão de pedir aos advogados que elaborem a representação, informou, foi apoiada pelo presidente nacional do DEM, deputado Rodrigo Maia (RJ).

- A instituição Senado está fraturada perante o conceito da opinião pública. Fraturada não pela ação de seus senadores, mas pela investigação que se processa em torno do presidente da Casa, o que está tirando a credibilidade do Senado no seu dia-a-dia - sustentou José Agripino.

O senador disse ainda que quer apoio de sua bancada para obstruir as votações sob a presidência de Renan Calheiros. O líder do DEM disse ter consciência de que os senadores têm de votar as mudanças na Lei Geral das Microempresas, que constam da pauta desde a semana passada. Essa votação, no entanto, depende da votação preliminar de medidas provisórias.

- Vamos encontrar um caminho para não prejudicar os microempresários do Brasil. Agora, uma coisa me incomoda, e incomoda muito: passarmos ao país a imagem de que estamos em paz no Senado. Não estamos em paz coisa nenhuma. Estamos constrangidos pela investigação que não termina, pelo veredicto que não foi dado, pelas acusações que são feitas ao presidente. Temos de encerrar tudo isso - recomendou José Agripino.



06/08/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Democratas decidem protocolar nova representação contra Renan e boicotar votações presididas por ele

Agripino: escolha do relator de representação contra Renan tem de ser feita hoje

Agripino anuncia que DEM vai obstruir votações até que sejam destinados recursos aos municípios

Agripino comemora instalação da CPI das ONGs e cobra segundo relator de representação contra Renan

Agripino comemora instalação da CPI das ONGs e cobra segundo relator de representação contra Renan

Agripino anuncia obstrução às votações em protesto contra permanência de Renan na presidência