Agripino comunica a criação do bloco de oposição ao governo



Como líder do PFL, o senador José Agripino (RN) comunicou nesta terça-feira (29) a formação da Liderança Parlamentar da Minoria. O senador leu em Plenário expediente assinado por ele e o líder do PSDB, Arthur Virgílio (AM), oficializando a formação do bloco de oposição ao governo Luiz Inácio Lula da Silva. Agripino informou ainda que foi consenso entre os dois partidos a indicação do senador Efraim Morais (PFL-PB) para liderar o bloco.

José Agripino explicou que o bloco pretende atuar fazendo cobrança de compromissos de campanha e de coerência, e exercer a oposição -verbalizando a opinião do cidadão, a opinião das ruas, o grito dos que estão insatisfeitos-.

Já Arthur Virgílio disse que era -profundamente honroso- para o PSDB poder integrar o bloco de oposição. Para ele, apesar de o bloco começar a atuar como minoria, sua vocação não é de permanecer como tal, de modo que ele vai insistir em chamar a nova formação como -bloco de oposição-.

O líder do PSDB disse que o novo espaço está aberto a adesões e que o bloco tem afinidade com ampla parcela do PMDB e algumas lideranças do PDT. Arthur Virgílio disse esperar que em breve a minoria parlamentar se torne maioria, sem que isso signifique ameaça para o Brasil. Para ele, a atuação do bloco poderá colaborar com o governo Lula, apontando seus erros e acertos. Arthur Virgílio elogiou também a escolha de Efraim Morais como líder e lembrou que ele foi presidente da Câmara dos Deputados.

Tião Viana (AC), líder do Bloco de Apoio ao Governo no Senado, formado pelo PT, PSB, PTB e PL, cumprimentou a indicação de senador Efraim Morais para a liderança do bloco de oposição. Tião Viana afirmou que espera do novo bloco a defesa das reformas do Estado brasileiro e lembrou a importância do momento, em que Lula comparecerá no Congresso nesta quarta-feira (30) para entregar pessoalmente suas propostas de reforma, com o objetivo de construir -um Brasil da inclusão social e da cidadania-.



29/04/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


SATURNINO COMUNICA DESLIGAMENTO DO PSB DO BLOCO OPOSIÇÃO

Mão Santa comemora criação de bloco de senadores do PMDB para oposição ao governo

Governo e oposição ganharam, diz Agripino

Agripino diz que votação da MP prejudica relações entre governo e oposição

Agripino: é preciso que governo e oposição estejam presentes na CPI dos cartões

Agripino condena tutela do governo sobre partidos de oposição