Agripino: 'Covas foi um homem de coragem cívica e pessoal'




Um homem de coragem cívica e pessoal. Com essas palavras, o senador José Agripino (DEM-RN) definiu o ex-senador e ex-governador de São Paulo Mário Covas, morto há dez anos. Durante homenagem em plenário, nesta terça-feira (29), Agripino lembrou as realizações de Covas, especialmente no governo do estado de São Paulo.

- Ele foi o governador que recuperou as finanças de São Paulo, em processo pré-falimentar. Foi um calvário de meses e anos até a recuperação, pelo equilíbrio fiscal que impôs, com sacrifício político - disse o senador.

Agripino classificou Mário Covas como um homem modesto, mas de gestos fortes e relembrou o episódio em que Covas, governador de São Paulo, se dirigiu a uma "multidão enfurecida de manifestantes" para conversar. As habilidades políticas de Covas também foram lembradas no discurso.

- Ele era importante por ser um homem de atitudes. Um homem firme, homem de convicções, preparado, um bom executivo e um bom político. Covas foi um bom arregimentador, tanto é que criou um partido político que honra, hoje, a política do Brasil, que é o PSDB. Talvez tenha sido ele a mola mestra da fundação desse partido - lembrou.

Segundo José Agripino, embora vários nomes tenham passado pelo Senado e pelo governo de São Paulo, poucos merecem homenagem como a feita a Covas, "figura singular, modelo de homem público, competência, seriedade e probidade de caráter".



29/03/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Benedito de Lira elogia 'coragem cívica' de Alencar

Cristovam lamenta crise na Grécia e pede 'coragem cívica' ao Brasil

José Agripino: "Lula não tem coragem de expulsar o petista vândalo"

Agripino atribui sucesso da CPI dos Bingos à coragem de Efraim e ao equilíbrio de Garibaldi

Força e coragem de Covas emociona a todos

Tião Viana enaltece coragem de Covas