Agripino destaca relevância da Lei das S.A.



A entrada em vigor da Lei das Sociedades Anônimas dará mais proteção aos acionistas minoritários, devendo atrair um número maior de investidores para as bolsas de valores, afirmou o senador José Agripino (PFL-RN), em entrevista à Rádio Senado. Ele foi relator da proposta na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado.

Agripino explicou que a possibilidade de os acionistas minoritários indicarem representantes ao Conselho Fiscal contribuirá, decisivamente, para resguardar seus direitos. Ele destacou que o Conselho Fiscal terá seus poderes reforçados, podendo investigar os atos dos administradores das empresas.

Para Agripino, é relevante que a nova lei preveja mecanismos de arbitragem para dirimir conflitos entre os acionistas e a companhia ou entre minoritários e os controladores. - A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) também ganha mais poder e mais responsabilidade em relação aos acionistas - explicou.

Agripino reconhece que a nova lei não é uma proposta ideal e definitiva, mas mesmo assim entende que é decisiva para a modernização do mercado de ações no Brasil.

- Em alguns anos, quando a sociedade e as forças representativas da economia evoluírem para um novo patamar, será possível um segundo avanço na defesa dos acionistas minoritários - afirmou.

O senador também considera importante que o Congresso aprove a isenção da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) para as operações em bolsas de valores. A medida, ressaltou, é necessária para equilibrar, em matéria de competitividade, as bolsas brasileiras com as internacionais.

- Uma ação da Petrobrás negociada na Bolsa de Nova York sai mais barata do que a vendida na Bovespa, onde paga 0,38% de CPMF. A vantagem para NY é evidente - conclui o senador.



04/03/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Serys destaca relevância social da fisioterapia

Maciel destaca relevância do trabalho dos taquígrafos

Adelmir Santana destaca relevância social dos maçons

Renan destaca relevância do projeto que regulamenta a anistia

FRANCELINO DESTACA RELEVÂNCIA DO PROJETO DE PENAS ALTERNATIVAS

Alckmin destaca relevância do Ensino Médio na vida dos jovens