Maciel destaca relevância do trabalho dos taquígrafos
Ao discursar nesta sexta-feira (08) em Plenário, o senador Marco Maciel (DEM-PE) destacou a importância do trabalho de taquigrafia para registro das atividades do Legislativo e do Judiciário. Ele lembrou o Dia do Taquígrafo, celebrado em 6 de maio, ressaltando que a data foi instituída em alusão à instalação da Assembléia Nacional Constituinte de 1823. Aquela foi a primeira vez, observou, em que os taquígrafos exerceram a profissão para a elaboração de atas com discursos legislativos no Brasil, sob a tutela de José Bonifácio de Andrada e Silva.
O senador lembrou, porém, que a atividade existe há mais tempo, tendo serviço para as anotações do Senado romano, feitas pelo senador Cícero e depois pelo filósofo Sêneca, que também trabalhou para aumentar o número de signos e abreviaturas utilizadas pelo sistema taquigráfico. Maciel informou ainda que outras instituições e serviços utilizam a técnica há vários anos, como é o caso da Igreja Católica, que já tinha organizado, no ano 325, um serviço oficial de taquigrafia.
- Apesar de avanços tecnológicos, a taquigrafia manual conserva sua relevância e necessidade, principalmente para o Legislativo e Judiciário, pois esses profissionais, que são verdadeiras testemunhas da história, devem ter atenção, rapidez e concentração para o exercício de seu trabalho. Por esse motivo, o Legislativo tem muito com que se orgulhar de seus taquígrafos - avaliou o senador.
Ele parabenizou, simbolicamente, o decano da taquigrafia, professor Sílvio Viana Freire, que está com 105 anos, em boa saúde, e foi taquígrafo da Câmara quando esta ainda funcionava no Rio de Janeiro. Marco Maciel disse que o professor "possui hoje um acervo notável de informações e contribuiu enormemente para a formação das novas gerações de taquígrafos".
Enquanto os senadores gaúchos Sérgio Zambiasi PTB-RS) e Paulo Paim (PT-RS) rendiam também suas homenagens pelo dia do taquígrafo, o senador Marco Maciel desceu da tribuna para cumprimentar pessoalmente a diretora da Taquigrafia do Senado, Denise Baere, e o taquígrafo Dênis Hackbart.
08/05/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Agripino destaca relevância da Lei das S.A.
Serys destaca relevância social da fisioterapia
Adelmir Santana destaca relevância social dos maçons
Renan destaca relevância do projeto que regulamenta a anistia
FRANCELINO DESTACA RELEVÂNCIA DO PROJETO DE PENAS ALTERNATIVAS
Alckmin destaca relevância do Ensino Médio na vida dos jovens