FRANCELINO DESTACA RELEVÂNCIA DO PROJETO DE PENAS ALTERNATIVAS



"O sistema carcerário brasileiro é uma vergonha e representa uma verdadeira fábrica de criminosos de alta periculosidade", afirmou hoje, (dia 24), o senador Francelino Pereira (PFL-MG),ao destacar a relevância do projeto que estende a aplicação de penas alternativas à privação de liberdade para condenados a menos de quatro anos de detenção, nos casos de crimes que não se caracterizem por violência ou ameaça à pessoa.

Para Francelino, quem mais sofre com essa situação são os condenados a penas leves, obrigados a conviver com assassinos e estupradores. "Em muitos casos, eles acabam sendo 'bons alunos' e se transformando em criminosos perigosos. Com a possibilidade de substituição das condenações a prisão por penas alternativas como prestação de serviços comunitários, penas pecuniárias, perda de bens e valores ou recolhimento domiciliar, o caminho fica aberto para que esses infratores possam ser recuperados", garantiu.

O senador mineiro afirmou esperar uma sanção rápida do projeto, apesar de ser necessário que volte à Câmara porque foi modificado no Senado. "Como se trata de uma proposta de grande interesse público, tenho certeza de que será rapidamente votada pelos deputados, permitindo que a sanção presidencial se faça ainda no mês de abril. Todos estão conscientes da necessidade de se humanizar o direito penal", disse.

Para Francelino, os custos do sistema carcerário deverão baixar bastante, porque permanecerão nas cadeias, hoje superlotadas, apenas os criminosos perigosos que representam uma ameaça à sociedade. "O princípio da pena alternativa à detenção não é novidade no Brasil. O estado de Mato-Grosso do Sul já adota penas de prestação de serviços comunitários para infratores de trânsito, obrigando quem atropela um pedestre a servir numa unidade de pronto-socorro, para que possa sentir na consciência as conseqüências de sua imprudência ou embriaguês ao volante", observou.



24/03/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


CCJ aprova projeto que amplia rol das penas alternativas

Governo de São Paulo lança projeto de penas alternativas

Governo do Estado lança projeto de penas alternativas

PROJETO QUE CRIA NOVAS PENAS ALTERNATIVAS PASSA NA CCJ

SENADO VOTA AMANHÃ (24) PROJETO QUE CRIA PENAS ALTERNATIVAS

Renan destaca relevância do projeto que regulamenta a anistia