Agripino diz que Brasil inteiro vai olhar para o trabalho do Conselho de Ética



O Brasil inteiro vai olhar para o trabalho do presidente do Conselho de Ética, senador Sibá Machado (PT-AC), afirmou nesta quarta-feira (30) o senador José Agripino (DEM-RN) ao registrar o estado de tensão em que se encontra o Senado, diante das denúncias de que um funcionário da construtora Mendes Júnior pagava despesas pessoais do presidente Renan Calheiros. Sibá foi eleito para a presidência do conselho que vai analisar o caso.

- O presidente do Conselho de Ética vai ter que pautar seu trabalho pela dignidade - afirmou.

O senador Pedro Simon (PMDB-RS) disse que não tem dúvidas de que Sibá terá um comportamento excepcional por ser um homem de bem e não porque o Brasil estará olhando para ele. Simon advertiu para o fato de que, sendo Sibá suplente da ministra do Meio Ambiente Marina Silva, o presidente do Conselho de Ética estaria sujeito à vontade do presidente da República.

- Suplente sai quando o governador e o presidente mandam seus secretários e ministros de volta ao Congresso. Se amanhã o senador Sibá tomar uma decisão que desagrade ao presidente Lula, a Marina volta e o Conselho de Ética fica sem presidente. Todos nós sabemos que o Lula é do fã-clube do presidente do Senado e tem interesse de que nada aconteça com ele. O Sibá vai depender do que pensa o presidente Lula - alertou.

O líder do governo, senador Romero Jucá (PMDB-RR) disse que o presidente da República pode até entender que é hora de mudar o Ministério, mas que jamais o faria para influir em alguma decisão do Senado. Ele afirmou que essa não é a função do presidente e que o Senado não se deixaria manipular por ele.

Simon lembrou que Lula já tentou impedir a criação de CPIs no Senado e foi preciso que, acompanhado dos senadores Jefferson Péres (PDT-AM) e José Agripino, desse entrada num mandado de segurança junto ao Supremo tribunal Federal para impedir a ação do governo.

- Não foi isso o que aconteceu? Ou estou contando alguma mentira? - questionou.

30/05/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Agripino pede agilidade nos processos do Conselho de Ética para que Senado volte à normalidade

Agripino, Arthur Virgílio e Demóstenes debatem reforma do Conselho de Ética

Conselho de Ética cancela reunião de grupo de trabalho para esperar indicação de relator

Jader pede confiança no trabalho do Conselho de Ética

Conselho de Ética define cronograma de trabalho nesta terça-feira

Conselho de Ética define cronograma de trabalho nesta terça-feira