Agripino diz que Jucá concorda em instalar CPI da Petrobras se oposição devolver relatoria da CPI das ONGs
O senador José Agripino (RN), líder do Democratas, comunicou ao Plenário que o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), concorda com a instalação da CPI da Petrobras, desde que as oposições devolvam ao governo a relatoria da CPI das ONGs. Ele informou que o assunto já foi tratado com o líder do PSDB, Arthur Virgílio (AM), e disse acreditar que ele não será empecilho a um acordo. Virgílio foi indicado para a relatoria das CPI das ONGs no último dia 9 no lugar do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), que ocupava o posto por indicação da base do governo.
- O líder do governo, Romero Jucá, já me colocou que se nós abríssemos mão da relatoria da CPI das ONGs eles concordariam em instalar a CPI da Petrobras. Então, vamos fazer isso. Não nas proximidades do recesso parlamentar, para que a matéria esfrie. Essa matéria não vai esfriar. Não adianta o governo achar que o menor desgaste para ele é brigar para não instalar a CPI. Ela vai ser instalada - disse José Agripino.
Reforma Administrativa
O líder do Democratas acredita que o presidente do Senado, José Sarney, irá adotar medidas que recomponham a imagem do Senado. Informou ter conversado com o 1º secretário do Senado, Heráclito Fortes (DEM-PI), que criou uma comissão para investigar os chamados atos secretos, e este garantiu que estará em Brasília na terça-feira (23), após uma semana de repouso depois de uma cirurgia. Nesta data, acrescentou, Heráclito deve levar o resultado da investigação à Mesa do Senado.
José Agripino sustentou que só existe uma forma de o Senado "dar a volta por cima: investigar fundo, cortar na carne e esclarecer os tais atos secretos, se eles existem e se foram realmente secretos". Ele entende que, se os atos forem confirmados, o Senado não pode vacilar e deve punir rigorosamente os responsáveis pelas irregularidades.
Da Redação / Agência Senado
18/06/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
José Agripino: Jucá concorda em instalar CPI se oposição devolver a relatoria da CPI das ONGs
Oposição não abrirá mão de relatoria da CPI das ONGs, diz Agripino
Agripino diz que oposição "possivelmente" abrirá mão de relatoria
Governo quer de volta relatoria da CPI das ONGs para dar quórum na Petrobras
Arthur Virgílio renuncia à relatoria da CPI das ONGs e PSDB cobra instalação da CPI da Petrobras
Oposição tentará acordo para instalar CPI da Petrobras