Oposição não abrirá mão de relatoria da CPI das ONGs, diz Agripino
O líder do DEM, senador José Agripino (DEM-RN), afirmou em Plenário nesta terça-feira (2) que a hipótese de a oposição recuar na nomeação do senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) como relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das ONGs é "nenhuma, zero". De acordo com o líder do bloco de apoio ao governo, Aloizio Mercadante (PT-SP), esse seria o pré-requisito para a instalação da CPI da Petrobras.
- Essa hipótese inexiste. Não há nenhuma hipótese de concordarmos com essa alternativa. Ela é pano de fundo para o motivo real, que é o desentendimento na base do governo entre o PT e o PMDB que não estão conseguindo se entender e assim ficam procrastinando a instalação da CPI da Petrobras - disse Agripino.
Agripino cobrou do senador Paulo Duque (PMDB-RJ) uma nova data e hora para a reunião de instalação da CPI da Petrobras. O senador acha que a tolerância de Duque, que presidiu a reunião por ser o senador mais idoso e cancelou a instalação por falta de quórum, poderia ter sido de pelo menos meia hora e não apenas 15 minutos como ocorreu. Agripino protestou contra o fato e pediu explicações à base do governo, que não deu quórum para a instalação da comissão.
- Não houve até agora manifestação da base do governo, apenas boatos e o último é risível, de que só instalariam a CPI depois de recuo por parte da oposição na indicação do relator da CPI das ONGs - disse Agripino, que considerou a explicação fantasiosa. José Agripino garantiu que a oposição irá "no limite das regras" em todas as instâncias judiciais para que a CPI da Petrobras seja instalada no menor espaço de tempo possível.
02/06/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Agripino diz que oposição "possivelmente" abrirá mão de relatoria
Agripino diz que Jucá concorda em instalar CPI da Petrobras se oposição devolver relatoria da CPI das ONGs
José Agripino: Jucá concorda em instalar CPI se oposição devolver a relatoria da CPI das ONGs
Inácio Arruda reassume relatoria da CPI das ONGs
Arthur Virgílio assume relatoria da CPI das ONGs
Sub-relatoria destaca participação de ONGs e Oscips na máfia das ambulâncias