Oposição tentará acordo para instalar CPI da Petrobras



O líder do PSDB, senador Arthur Virgílio (AM), e o presidente do partido, Sérgio Guerra (PE), procurarão os líderes do Bloco de Apoio ao Governo para buscar acordo que permita a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras ainda nesta semana, informou o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) nesta terça-feira (16).

- Acho possível que a CPI seja instalada amanhã [quarta-feira] - disse Alvaro Dias.

O senador, que acabara de sair da reunião da bancada do PSDB em que o assunto foi discutido, afirmou que a oposição está disposta a "eliminar qualquer pretexto" que esteja sendo usado pelo governo para adiar a instalação da CPI. Isso significa que os oposicionistas estariam dispostos a abrir mão da relatoria da CPI das ONGs.

Os líderes do governo vêm dizendo que a nomeação de Arthur Virgílio como relator da comissão quebrou acordo que garantiria o cargo a um governista e, em protesto, vêm obstruindo as reuniões da CPI da Petrobras.

Mais uma vez Alvaro Dias confirmou que, caso não haja acordo, o PSDB deverá recorrer à Presidência do Senado e, em último caso, ao Supremo Tribunal Federal (STF) para garantir a instalação da comissão.



16/06/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Agripino diz que Jucá concorda em instalar CPI da Petrobras se oposição devolver relatoria da CPI das ONGs

Oposição tentará criar CPI mista para investigar corrupção no governo

Paulo Duque diz que não há quorum para instalar a CPI da Petrobras

No Senado, oposição tentará salário mínimo maior, mas reconhece força do governo

Oposição quer instalar CPI do fax

Mesmo sem acordo, comissão tentará votar LDO nesta quarta-feira