Governo quer de volta relatoria da CPI das ONGs para dar quórum na Petrobras
Em entrevista à imprensa nesta terça-feira (2), o líder do bloco de apoio ao governo, Aloizio Mercadante (PT-SP), afirmou que os parlamentares governistas só darão quórum para a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras quando a oposição cumprir acordo e devolver a um parlamentar governista a relatoria da CPI que investiga irregularidades em repasses a Organizações não governamentsis (CPI das ONGs).
- O que queremos é o entendimento e o cumprimento do acordo na CPI das ONGs e imediatamente instalaremos a CPI da Petrobras. Vou apresentar questão de ordem à Mesa Diretora e, se a questão for resolvida, vamos dar quórum na CPI da Petrobras. O respeito ao acordo é fundamental para a convivência no Senado - disse Mercadante.
Segundo o senador por São Paulo, o governo cumpriu acordo prevendo que a presidência da CPI das ONGs ficaria com um oposicionista e a relatoria com um parlamentar do governo, inclusive quando houve mudança da presidência da comissão e o senador Heráclito Fortes (DEM-PI) substituiu o senador Raimundo Colombo (DEM-SC).
A relatoria da CPI das ONGs passou a um oposicionista - Arthur Virgílio (PSDB-AM) - quando o então relator Inácio Arruda (PCdoB-CE) passou a ser suplente naquela comissão, pelo fato de ter sido apontado como titular na CPI da Petrobras.
- Nós respeitamos quando eles trocaram a presidência e elegemos por duas vezes presidentes da oposição. Inácio Arruda voltou como titular no mesmo dia na CPI das ONGS e foi para a suplência na da Petrobras - argumentou Mercadante. O senador acredita que a relatoria pertence à base aliada e que a troca não poderia ter sido feita da forma como ocorreu.
02/06/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Sem quórum, CPI das ONGs é suspensa. Virgílio pede que Inácio Arruda devolva a relatoria
Falta de quorum volta a impedir reunião da CPI das ONGs
Arthur Virgílio renuncia à relatoria da CPI das ONGs e PSDB cobra instalação da CPI da Petrobras
Agripino diz que Jucá concorda em instalar CPI da Petrobras se oposição devolver relatoria da CPI das ONGs
Inácio Arruda reassume relatoria da CPI das ONGs
Oposição não abrirá mão de relatoria da CPI das ONGs, diz Agripino