Agripino manifesta preocupação com o PIB e com o futuro da Petrobras
O senador José Agripino Maia (DEM-RN) manifestou, em discurso nesta terça-feira (3), sua preocupação com o futuro da Petrobras e com o produto interno bruto negativo (PIB) em 0,5% no terceiro trimestre deste ano.
Agripino observou, no entanto, que esse cenário era previsível, já que o modelo econômico adotado obriga o governo a gastar mal e muito mais do que arrecada.
- A situação só não é pior por conta do agronegócio, que consegue reduzir o déficit do país - afirmou.
No que diz respeito à situação da Petrobras, José Agripino lamentou que o governo tenha segurado o preço dos combustíveis para conter a inflação, o que provocou problemas no caixa da companhia.
O senador disse que agora, com a exploração do petróleo na camada pré-sal, as dificuldades da companhia podem aumentar ainda mais, já que as parceiras privadas nos leilões exigiram da Petrobras, "uma empresa descapitalizada", uma participação de 40% no negócio, em vez dos 30% inicialmente previstos.
Agripino disse que a crise energética, a dificuldade para viabilizar a exploração de petróleo na camada pré-sal, a balança comercial em déficit, a inflação, e a alta taxa de juros só poderiam resultar em um PIB de menos 0,5%.
- Eu não digo isso com alegria, nem com prazer; digo isso com enorme tristeza porque o quadro econômico que nos envolve é ruim e pior do que ele ser ruim é o governo não estar tomando as medidas que tinha que tomar. A primeira delas seria aracionalização do gasto público - afirmou.
03/12/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Collor manifesta preocupação com futuro do Mercosul
Alvaro Dias manifesta preocupação com o futuro do Brasil diante das ações do governo
José Agripino manifesta preocupação com baixo PIB ‘per capita’
José Agripino manifesta preocupação com nível de competitividade do Brasil
Jayme Campos manifesta sua preocupação com a situação da Petrobras
Preocupação com o futuro marca celebração do Dia do Meio Ambiente