Collor manifesta preocupação com futuro do Mercosul
Ao fazer nesta quinta-feira (5) uma reflexão sobre a política externa do Brasil em relação à América do Sul e, especialmente, ao Mercosul, o senador Fernando Collor (PTB-AL) disse que o mercado comum está em risco, "com o que o Brasil não pode concordar". Collor apontou a necessidade de repensar as normas do Mercosul, com participação ainda mais efetiva do Brasil.
- Com uma diplomacia aplicada ao continente, o Brasil poderá conquistar seu espaço econômico respeitando o crescimento dos países vizinhos, que já passam a olhar nosso país como um gigante que sufoca seu desenvolvimento - disse.
Ao fazer uma avaliação do cenário atual, Collor disse que, além de questões com Venezuela e Bolívia, o Brasil tem agora problemas com Colômbia e Paraguai.
Collor, que é membro da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado (CRE), disse que a Colômbia empurra as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) para as fronteiras brasileiras, devido às derrotas que os rebeldes vêm sofrendo para o exército colombiano. Quanto ao Paraguai, disse, o governo daquele país vem fazendo uma campanha contra uma suposta hegemonia do Brasil na Hidrelétrica de Itaipu e pela modificação dos contratos daquela binacional.
No caso da Venezuela, acrescentou Collor, o governo daquele país "não tem mostrado o respeito que é devido à um relacionamento entre nações".
- Hugo Chávez adota atitudes provocativas e trata o Mercosul com menosprezo. Um exemplo é o fato de ele não ter comparecido à última reunião, em Assunção, voltando-se para a compra de armas, mostrando-se dissociado do verdadeiro objetivo da integração - disse.
No que diz respeito à Bolívia, Collor entende que o Brasil está pagando pela sua dependência do gás boliviano. Conforme sustentou, daí decorreram a absorção da refinaria da Petrobras pelo governo de Ivo Morales e o racionamento de gás que aquele país vem fazendo com os consumidores brasileiros.
05/07/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Collor alerta para instabilidade na Bolívia e manifesta preocupação com efeitos no Mercosul
Agripino manifesta preocupação com o PIB e com o futuro da Petrobras
Collor manifesta preocupação com cessão aos americanos de bases militares na Colômbia
Collor manifesta preocupação com equilíbrio entre os poderes e legitimidade das instituições públicas
Alvaro Dias manifesta preocupação com o futuro do Brasil diante das ações do governo
Jefferson Praia manifesta preocupação com entrada da Venezuela no Mercosul