Agripino: partidos de oposição querem ouvir Marcos Valério
O senador José Agripino (DEM-RN) registrou em Plenário nesta terça-feira (11), que os líderes do partido, do PSDB e do PPS vão pedir cópia do depoimento de Marcos Valério à Procuradoria Geral da República (PGR). Os líderes, disse o senador, têm a intenção de convidar o empresário a prestar esclarecimentos ao Congresso Nacional, além de solicitar a abertura de processo de investigação sobre as denúncias que consideram "gravíssimas" envolvendo o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva com o esquema do mensalão.
– Neste momento o que cabe aos partidos que querem lisura de procedimento na vida democrática do país é fazer o que nós estamos fazendo – afirmou.
José Agripino argumentou que se antes havia apenas "ilações" a respeito do conhecimento de Lula sobre a operação de desvio de dinheiro público para fazer pagamentos periódicos a parlamentares de base governista, agora há "elementos consistentes" para um pedido de investigação.
O senador ressaltou alguns dados revelados com detalhes por Marcos Valério, como a declaração de que foram feitos repasses para o pagamento de despesas pessoais do ex-presidente, por meio do ex-assessor Freud Godoy; bem como a revelação de que o próprio PT teria desembolsado R$ 4 milhões para a defesa do operador do esquema no julgamento do mensalão. Marcos Valério foi condenado a 40 anos, 4 meses e seis dias de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e teria apresentado voluntariamente mais informações aos procuradores da República para obter proteção e redução de sua pena.
– Se [as despesas com advogado] foram pagas pelo PT é porque o PT tinha interesse em calá-lo – asseverou José Agripino.
O requerimento da oposição para o convite a Marcos Valério deve ser votado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) nesta quarta-feira (12). O PSDB também pode tentar uma audiência reservada na liderança do partido, caso o pedido seja negado.
11/12/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Agripino condena tutela do governo sobre partidos de oposição
Agripino condena tutela do governo sobre partidos de oposição
Partidos de oposição querem explicações para demissão do presidente do Banco do Brasil
Marcos Valério poderá ser convocado a depor
Marcos Valério pode ser convocado pela CPI dos Bingos
Marcos Valério não era acobertado pelo governo, diz Ideli