Agripino pede ao governo que envie ao Congresso projeto garantindo manutenção das políticas sociais
O senador José Agripino (DEM-RN) sugeriu ao governo federal que encaminhe ao Congresso projeto de lei garantindo a manutenção das políticas sociais. Ele comentou que a medida eliminaria qualquer suspeita de uso da máquina pública com fim político-partidário. A imprensa noticiou nesta quarta-feira (3) que cartilha divulgada pelo Ministério do Desenvolvimento Social teria, nas entrelinhas, colocado em dúvida a manutenção do programa Bolsa-Família caso a oposição vença a eleição presidencial.
- Isso é uso político-eleitoral. No último ano de governo, o Ministério coloca normas para recadastramento e diz, ao final, que, para 2010, o programa está garantido, mas para 2011 e 2012 depende do futuro governo. Para que a norma se não para oferecer aos prefeitos um instrumento de cooptação: "ou vota conforme o que este governo quer, ou o futuro governo pode mudar" - opinou José Agripino.
O líder do Democratas registrou que o Bolsa-Família é a evolução do projeto Fome Zero que, por sua vez, foi criado pelo governo Lula a partir de dois programas do governo FernandoHenrique Cardoso: Bolsa-Escola e Vale-Gás. Agripino argumentou que, diferente do que o governo estaria insinuando, os partidos que hoje fazem oposição não tem interesse em acabar com programas que eles próprios criaram.
03/02/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
Raupp pede ao governo manutenção do texto do Congresso sobre transferência de servidores de RO para a União
Agripino pede que governo retire do Congresso projetos de perdão de dívidas de países africanos
Ademir Andrade pede políticas sociais eficazes
SUPLICY RESPONSABILIZA GOVERNO PELA MANUTENÇÃO DAS DESIGUALDADES SOCIAIS
Eduardo Siqueira Campos defende manutenção de programas sociais do governo FHC
Dilma: Governo tem compromisso com as políticas sociais