Agripino pede explicações sobre aumento de tributos
O líder do Democratas, senador José Agripino (RN), cobrou em Plenário, nesta terça-feira (12), explicações ao líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), sobre as razões do governo federal ter, em sua avaliação, descumprido acordo firmado com a oposição e elevado as alíquotas de tributos no início de 2008.
Citando números comprovando o aumento de cerca de 50% da arrecadação de tributos em relação ao crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) entre 2006 e 2007, Agripino considerou absolutamente desnecessário o aumento da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) e do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) realizado pelo governo. De 2006 para 2007 o PIB aumentou R$ 229 bilhões enquanto quea arrecadação cresceu R$ 111 bilhões, no mesmo período.
- Estamos chegando a 37% carga tributária, mas com um aumento de tributos em 2007 equivalente a quase metade do PIB. Vejam o absurdo que está ocorrendo neste país - disse.
Agripino garantiu ainda que seu partido deverá lutar com todos os meio para a rejeição no Congresso do aumento da CSLL e do IOF. Em sua opinião, o governo não aprendeu "a lição que a sociedade aplaudiu", da eliminação da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF).
12/02/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
José Agripino antecipa "Dia da Forca" e protesta contra aumento de tributos
Agripino cobra explicações sobre uso de cartão corporativo
Agripino apresenta explicações sobre doações da Camargo Corrêa
Agripino critica gestão do governo no setor de energia e cobra explicações sobre Petrobras
PMDB quer explicações sobre o aumento de 19% nas tarifas de energia
Ademir pede explicações sobre orçamento do Ministério